Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Fim de semana de Meajazz junta música, vinho, leitão e desporto


tags: Desporto, Música, Mealhada, Bairrada Categorias: Região, Cultura quarta, 04 setembro 2019

Este fim de semana, a 3.ª edição do festival Meajazz traz ao centro da cidade da Mealhada a sonoridade do jazz nas suas mais variadas formas. As noites de sexta e sábado (6 e 7 de setembro) contam com uma programação variada onde não vão faltar o dixieland, o jazz de fusão e uma forte presença de ritmos brasileiros. Esta edição do Festival de Jazz da Mealhada inclui ainda degustações de vinhos e espumantes de produtores locais. O afamado leitão é igualmente presença confirmada no evento com uma componente desportiva, a Meajazz Run.

São seis os grupos que, este ano, sobem ao palco do Meajazz, provenientes do Brasil e de Portugal. Na sexta feira, o festival começa às 21h30, com o concerto de António Silva Quartet. Segue-se o projeto Inevitável, com o trompetista brasileiro Gileno Santana e o seu compatriota guitarrista Henrique Neto. A noite termina com Jogo de Damas, um aclamado grupo composto apenas por vozes femininas. No sábado, a partir das 21h30, a banda de Inês Pimenta abre o segundo dia de festival. A noite prossegue com o projeto Márcio Dhiniz Quartet. O festival encerra com os Dixie Gringos, que prometem mostrar o lado mais divertido do jazz.

Esta edição, à semelhança das anteriores, volta a juntar os produtos vinícolas locais à música. A novidade passa por ter também, no local, sandes de leitão, num espaço dinamizado pela Associação Maravilhas da Mealhada, promotora da marca “As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada. Água l Pão l Vinho l Leitão”.

Outra das novidades do festival é uma vertente desportiva, agendada para a noite de sexta-feira. O percurso do MeaJazz Run será urbano: centra-se nas zonas de comércio do coração da cidade da Mealhada, no sentido de levar os participantes a conhecer os estabelecimentos comerciais da sede do município. Esta prova desportiva, ainda com inscrições gratuitas abertas, conta já com cerca de 500 pessoas inscritas na caminhada e na corrida. O final da prova desportiva coincidirá com o início do primeiro concerto do Meajazz.