Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Obras no interior da Capela de Santa Ana condicionam utilização do espaço


tags: Mealhada, Bairrada Categorias: Região quarta, 04 setembro 2019

As obras de restauro e conservação do interior da Capela de Santa Ana, na Mealhada, começaram esta semana. Trata-se de uma intervenção profunda – centrada agora na cobertura do edifício e no recheio artístico – que vai condicionar a utilização do espaço ao desenvolvimento dos trabalhos.

A empresa de conservação e restauro do património histórico e artístico Samthiago vai concentrar-se na nave, nos caixotões, na capela-mor, no retábulo, no púlpito e no coro-alto. Fará também intervenções em algumas esculturas e será responsável pela conservação do documento “Memorandum – 1885”.  A genuinidade do património, com respeito pelo original, está assegurada nesta preservação.

Segundo Bruno Peres, diretor-geral da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada (SCMM), as obras em causa visam “preservar um património histórico à disposição da comunidade” e, simultaneamente, “torná-lo mais confortável para quem o visita”. O responsável destaca que a capela, construída em 1716, não é apenas utilizada para a celebração de missas e que “manter o espaço vivo e dinâmico, disponível para diversas atividades, é a melhor forma de o salvaguardar”.

A Capela de Santa Ana, propriedade da SCMM, é alvo de obras desde setembro de 2018. Esta última empreitada que agora está a começar termina previsivelmente em maio do próximo ano. No total, este investimento da SCMM, com o apoio do Programa de Desenvolvimento Rural, ronda os 170 mil euros.