Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Inscrições nos cursos superiores da EPVL superam expectativas


tags: Escolas, EPVL, Mealhada Categorias: Região quarta, 04 setembro 2019

A Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), na Mealhada, está “preparadíssima” para receber os novos alunos que vão “estrear”, nesta instituição, os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) – Redes e Sistemas Informáticos, Gestão de Pequenas e Médias Empresas e Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação. Até agora, contam-se alunos com idades compreendidas entre os 19 e os 40 anos, naturais da Mealhada, mas também provenientes de outros concelhos e distritos.

Segundo Nuno Canilho, gerente da escola, “ainda não é possível apurar o número exato de alunos inscritos” porque continuam a chegar novas inscrições diariamente. No entanto – considera – “a procura por estes cursos superou em muito as nossas melhores expectativas e isso é um fator de grande motivação para toda a equipa EPVL. Significa que estamos sintonizados com a realidade da nossa comunidade e que compreendemos as suas necessidades”.

O início do ano letivo é, como sempre, “uma maratona que tem que ser gerida com inteligência”. “Acreditamos que vai ser um ano muito positivo e com muitos desafios novos. Naturalmente que a questão dos CTeSP estará à cabeça da lista, assim como o Centro Qualifica e ainda a certificação EQAVET, que é uma realidade de certificação da qualidade das escolas profissionais que entra numa nova fase de implementação”, conclui Nuno Canilho.

Os CTeSP da EPVL, que trazem pela primeira vez à Mealhada oferta de ensino superior, resultam de um protocolo de cooperação estabelecido com o Instituto Politécnico de Coimbra. O CTeSP é um ciclo de estudos de ensino superior com dois anos letivos de duração que atribui ao aluno 120 créditos: inclui componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho. Confere um diploma de técnico superior profissional de nível 5, segundo o Quadro Nacional de Qualificações. Os titulares deste certificado podem depois entrar diretamente no mercado de trabalho ou prosseguir os estudos numa licenciatura.