Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Festival é “reentré para as escolas de samba”


tags: Mealhada, Música, Samba Categorias: Região quarta, 18 setembro 2019

O Festival do Samba realizado no sábado, dia 14, junto ao jardim municipal da Mealhada contou com oito grupos de samba e esteve “completamente cheio”.

A Câmara Municipal da Mealhada organizou este ano o Festival de Samba em colaboração com as escolas de samba e o balanço feito é muito positivo, conforme afirma a Câmara.

A entidade indica que o festival começou atraso devido à chuva que se fazia sentir à hora de início do festival, mas isso não impediu que o espaço junto ao palco estivesse com imensa gente e o espaço circundante também estivesse ocupado.

Este ano a Câmara envolveu-se na organização do festival com as escolas de samba visto os órgãos sociais da Associação de Carnaval da Bairrada ainda não estarem definidos e, por isso, a instituição colaborou.

Uma das alterações que se introduziu este ano em comparação com o ano passo com a definição de 4 bares, cada um da responsabilidade de cada escola da Mealhada que se encontrava a atuar, um sistema que já se aplicava anteriormente.

O samba é uma das artes fundamentais no concelho da Mealhada visto o Carnaval ser de modelo luso-brasileiro e, como afirma a autarquia, “o Carnaval acaba por ter uma importância absolutamente relevante na Mealhada, o envolvimento dos jovens é fundamental”. As escolas de samba trazem bastante dinâmica ao concelho e a sua dimensão virada para as artes torna a Mealhada mais atrativa.

A Câmara não tem dúvidas em afirmar que “uma das grandes mais-valias que temos é a existência do Carnaval e das escolas de samba”.

O 1º Festival de Samba foi há 24 anos

O primeiro festival acabou por se realizar em 1995, conforme é possível verificar no arquivo do Jornal da Mealhada.

O jornal de 15 de setembro de 1995 – aponta-se uma gralha na data que é involuntária - registava a realização do I Festival de Samba, organizado pela Escola de Samba “Batuque” e à data participaram os “Morenos” de Estarreja, o “Império Ovarense” de Ovar, a “Batuque”, a “Costa da Prata” de Ovar, o “Capricho da Abrigada” de Alenquer, a “Charanguinha” de Ovar e a “Vai Quem Quer” de Estarreja.

É de destacar a participação da “Charanguinha”, da Escola de Samba “Batuque” e da “Vai Quem Quer” que também participaram este ano no Festival de Samba.

O objetivo é continuar a iniciativa para o ano e assim continuar a dar destaque ao Samba, em preparação para o Carnaval.

Foto: João Silva (Divisão de Comunicação, Eventos e Relações Externas da CMM)