Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Cabine de Leitura inaugurada no Jardim Municipal


tags: Leitura, Biblioteca, Mealhada Categorias: Cultura quinta, 19 setembro 2019

O Jardim Municipal recebeu hoje a inauguração de uma cabine de leitura, um projeto de colaboração entre a Câmara Municipal da Mealhada e a Fundação Altice.

Em sessão de inauguração, o vice-presidente da Câmara, Guilherme Duarte, afirmou que foi um privilégio fazer este acordo e explicou que esta cabine – uma mini-biblioteca – elimina a burocracia típica dos horários de uma biblioteca comum. Segundo o autarca, este projeto permite ao leitor “ler onde muito bem entender e devolver quando quiser”.

Pela parte da Altice marcou presença a conselheira da Fundação Altice, Maria de Belém, e o CCO da Altice, João Zúquete. A conselheira afirmou que “a leitura é fundamental” e que as cabines de leitura pretendem, do ponto de vista simbólico, sublinhar a importância da redução das desigualdades no acesso àquilo que realmente transforma o ser-humano: a cultura “que é algo absolutamente estruturante da nossa personalidade”.

As cabines de leitura representam um regresso ao que é físico, afirma Maria de Belém, e facilitam a relação com o livro, visto as pessoas levarem e devolverem depois o livro. As cabines de leitura acabam por reforçar a cultura dos direitos humanos e a leitura ajuda à “conceção pessoal” e da sociedade. A conselheira da Fundação Altice encerrou a sua participação ao afirmar: “temos que ser melhores, maiores e sobretudo termos mais capacidade crítica”.

O CCO da Altice, João Zúquete, declarou que um dos desígnios e desejos da Altice é a responsabilidade social e que esta cabine de leitura é um “contributo modesto para promover a literacia”. O CCO indica que a cabine de leitura faz parte de um mapa em que já se contam mais de 30 micro-bibliotecas.

Antes de terminar a cerimónia, João Zúquete contribuiu com dois livros – “Fado Portugal” e “O Livro das Palavras” - sendo que a obra sobre fado foi requisitada pouco depois. Por isso, o leitor interessado já não a encontra, mas sempre pode levar o livro que reúne perfis e entrevistas com os 27 autores vencedores do Prémio Portugal Telecom de Literatura, obra lançada em 2013, ou outro livro entre os mais de 200 disponíveis.