Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Rastreios identificaram problemas em 280 alunos do concelho


tags: Mealhada Categorias: Região quarta, 13 novembro 2019

Os rastreios visuais e auditivos feitos pelas equipas do Hospital da Misericórdia da Mealhada (HMM) a quase mil alunos do concelho da Mealhada identificou problemas em 280 jovens. Destes, 265 alunos foram detetados com problemas visuais e 13 com problemas auditivos.

Os resultados, apresentados esta quarta-feira (13) na Escola Profissional Vasconcellos Lebre, mostram que, dos problemas visuais, a miopia foi o mais detetado, mas também astigmatismo, hipermetropia e acuidade visual, alteração da visão cromática e alteração ao nível da visão em profundidade. 102 alunos apresentavam problemas múltiplos e 164 problemas singulares.

Os rastreios visuais foram feitos a 876 alunos e os auditivos a 948, dos 6º, 7º, 8º e 9º ano, bem como os do ensino secundário e profissional, do Agrupamento de Escolas da Mealhada e da Escola Profissional Vasconcellos Lebre.

"Houve um sucesso na deteção destes problemas. A nossa proposta é que se continue a apostar nos rastreios, incluíndo no pré-escolar e sem esquecer os adultos, sobretudo na retinopatia diabética e no glaucoma", defende o coordenador de Oftalmologia do HMM, Filipe Henriques.

Os rastreios foram realizados pelo HMM, em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada e juntas de freguesia. O coordenador-geral da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, Bruno Peres, salienta que "o HMM atingiu os objetivos a que se propôs quando apresentou o programa à edilidade, como ficou demonstrado na apresentação dos resultados".