Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Hospital Misericórdia da Mealhada faz primeiro parto da sua história


tags: HMM, Saúde, Mealhada Categorias: Região quinta, 06 fevereiro 2020

O Hospital Misericórdia da Mealhada fez quarta-feira, 5 de fevereiro, o primeiro parto da sua história, em 13 anos de funcionamento, sendo que mãe e bebé estão bem de saúde.

 

O parto foi realizado pelo médico Henrique Palma e pelo enfermeiro Nuno Mendonça. A paciente, de 35 anos, deu entrada no Serviço de Atendimento Permanente do HMM às 10h30, em trabalho de parto.

 

“A utente foi imediatamente chamada, dado que as queixas de dor eram muito insistentes e, de facto, verificámos que já se encontrava em trabalho de parto”, conta Henrique Palma, acrescentando que “foi um parto muito rápido, durou apenas alguns minutos e correu tudo bem. “Tanto a mãe como a filha saíram do HMM, aparentemente, de boa saúde”, conclui o médico.

 

O bebé é do sexo feminino e nasceu com 3.400 kg. “Foi uma verdadeira aventura, ninguém estava a contar com isto, mas uma aventura muito feliz”, descreve Nuno Mendonça que, apesar da sua experiência de 18 anos – 15 dos quais em contexto de urgência hospitalar - nunca tinha feito um parto.

 

Susana Pedro, Auxiliar de Serviços Gerais no HMM, prestou auxílio ao parto, uma experiência que descreve como “uma grande emoção”. “De manhã quando vim trabalhar, estava longe de imaginar que ia viver uma coisa destas”, refere, concluindo: “vi cortar o cordão umbilical e foi uma felicidade!”.