Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Primeira pedra do novo lar lançada no Dia de Santa Ana


tags: Mealhada Categorias: Região quarta, 22 julho 2020

O Dia de Santa Ana terá, em 2020, o lançamento da primeira pedra do novo Lar da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada (SCMM). O espaço, com 120 camas, vai nascer onde atualmente se situa o mercado e deverá entrar em obras já no próximo ano.

 

“Este projeto está em preparação desde 2016 e achamos que este é o momento oportuno de o lançar, até para sensibilizarmos as entidades no sentido de a obra avançar”, conta ao Jornal da Mealhada o provedor da SCMM, João Peres.

 

Numa primeira fase, o projeto passava pela requalificação do Lar Cânova Ribeiro, no entanto, os custos e os constrangimentos com os utentes levaram a que a SCMM avançasse para novas instalações.

 

“Os valores rondariam 1,5 milhões de euros e ficaríamos com um edifício com as condições possíveis e não as ideais. Tínhamos, ainda, o problema de alocar os idosos enquanto lá estivéssemos a fazer obras. Optámos, então, por um edifício de raiz”, revela João Peres, que adianta ainda que a nova obra não será para aumentar a capacidade.

 

“Esta obra é necessária porque os nossos lares, embora estejam em boas condições, estão um pouco desadequados aos novos desafios de gestão e das mais modernas normas de conforto e qualidade de serviço. Assim, vamos dotar o concelho de uma estrutura moderna, com todas as condições para acolher os nossos idosos”, defende.

 

Arranque no próximo ano

A primeira pedra será benzida pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, e a cerimónia contará com a presença do presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, e do diretor da Segurança Social de Aveiro, Fernando Mendonça.

 

João Peres espera poder arrancar com a obra no próximo ano. “Está ainda dependente de outras coisas, como a construção do novo Mercado Municipal. O projeto está também em fase de aprovação na Câmara Municipal. Depois disso ainda haverá burocracia, o concurso da empreitada e mais burocracia... Espero que daqui a um ano a obra já esteja iniciada”, descreve.

 

Data marcante

O lançamento e bênção da primeira pedra do novo lar será a 26 de julho, uma data marcante por ser o Dia de Santa Ana. João Peres admite que havia duas hipóteses para fazer esta cerimónia.

 

“Pensámos no Dia de Santa Ana e no aniversário da SCMM, que é em outubro. Escolhemos o dia 26 de julho porque é uma data importante localmente e este é um projeto da SCMM para a comunidade do concelho”, justifica.

 

Para além disso, prossegue, será a reinauguração da Capela de Santa Ana, depois da intervenção de que foi alvo. “Investimos 100 mil euros na capela, e estando na Mealhada as entidades eclesiásticas, propus que o lançamento da primeira pedra fosse no mesmo dia”, aponta.

 

Este lançamento servirá também para apresentar o projeto à população da Mealhada. “É uma responsabilidade nossa mostrarmos esta obra à população. Acaba por significar, de alguma forma, o nosso compromisso para com os mealhadenses”, entende.

 

Recurso à banca

O provedor da SCMM ainda espera pela possibilidade de haver fundos, admitindo candidatar-te caso estes se enquadrem.

 

“Até ver não há candidaturas, mas se surgirem iremos candidatar-nos”, aponta. No momento, a estrutura vai avançar com fundos próprios da Misericórdia da Mealhada e com o recurso à banca.

 

A cerimónia de bênção da primeira pedra do novo Lar está marcada para as 18 horas, imediatamente a seguir à missa comemorativa do Dia de Santa Ana, no espaço exterior da capela (tendo em atenção os cuidados a ter com a pandemia da Covid-19).

 

Às 18h15 têm lugar as intervenções do provedor da SCMM, do presidente da Câmara Municipal da Mealhada e do diretor da Segurança Social do distrito de Aveiro.

 

Para terminar, às 18h30, haverá a leitura, assinatura e guarda da ata.

 

Capacidade para 120 residentes

O novo Lar da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada incluirá Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI), serviços de Apoio Domiciliário e Centro de Dia (para 40 e 60 utentes, respetivamente), tendo ainda incluído um edifício de Serviços Partilhados da instituição. Terá uma ERPI com capaci-

dade para 120 residentes, com duas tipologias de habitação: quartos e apartamentos.

 

“Vamos manter as 100 camas provenientes dos acordos com a Segurança Social, mais 20 suites privadas”, descreve o provedor.

 

Segundo o diretor-geral da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, Bruno Peres, este projeto nasce para “responder à problemática da sustentabilidade e da melhoria das condições. A SCMM assumiu como principal objetivo para os próximos anos, a remodelação das ERPI’S da instituição, através da construção de nova estrutura com capacidade de englobar a capacidade atual. Procuramos também responder aos desafios estratégicos da área de intervenção da Geriatria, nomeadamente a procura de eficiência operacional e o aumento da qualidade dos serviços prestados, bem como a diversificação da oferta”, aponta.

 

Segundo o responsável, “este novo empreendimento - com os seus jardins, espaços de convívio e de atividade física, intelectual e recreativa – será um equipamento fundamental na missão da SCMM de potenciar e promover o envelhecimento ativo e saudável dos utentes da área de Geriatria”.