Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Autarcas apelam a maior união da região


tags: Cantanhede, Política, Mealhada Categorias: Região sexta, 26 março 2021

Os presidentes das Câmaras Municipais da Mealhada, Anadia, Oliveira do Bairro e Cantanhede consideram que a região Centro devia ser mais unida, considerando-o um impedimento para alguns projetos estruturantes. Apontam ainda para uma falta de liderança na região.

No debate que ocorreu na quinta-feira à noite no Cineteatro Messias, e que foi transmitido online, os quatro autarcas concordaram que o Centro devia ser mais unido.

"O Norte tem o Porto, o Sul tem Lisboa. No Centro falta uma grande cidade. Temos Coimbra com 150 mil habitantes, que, no contexto europeu, é quase uma vila", aponta o autarca da Mealhada, Rui Marqueiro.

A opinião é partilhada pela edil de Cantanhede, Helena Teodósio, que considera que Coimbra podia ser essa cidade-líder. "Precisa é de correr, porque tem capacidade para isso", afirma. Teresa Cardoso, de Anadia, lembra que Aveiro tem crescido muito e que poderá ser essa grande cidade da região.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Duarte Novo, recorda a grande diversidade do Centro, "com várias comunidades Intermunicipais, todas elas com formas de estar diferentes".

O único participante no debate de fora da região, o autarca de Alcácer do Sal, Vítor Proença, deu o exemplo do Alentejo, onde, segundo conta, "nas grandes questões, os autarcas estão sempre unidos".