Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Câmara de Anadia aprova Voto de Louvor ao Anadia Futebol Clube


tags: Distinguidos, Desporto Categorias: Região segunda, 29 novembro 2021

A Câmara Municipal de Anadia aprovou, por unanimidade, na sua reunião de executivo, no passado dia 25 de novembro, um Voto de Louvor ao Anadia Futebol Clube (AFC), reconhecendo assim o seu papel na divulgação e promoção do Município, no contexto desportivo regional e nacional, bem como o excecional desempenho ao longo dos 95 anos de existência, dignificando o panorama sócio desportivo do concelho de Anadia.

O AFC foi fundado, a 19 de novembro de 1926, por iniciativa de um grupo de sete anadienses ligados ao desporto. O Clube completou, recentemente 95 anos de existência, constituindo-se, assim, como a associação desportiva mais antiga do concelho, relevante pela função e referência associativa. Possui, atualmente o estatuto de pessoa coletiva sem fins lucrativos, cuja principal atividade é fomentar a prática desportiva.

A coletividade conta, atualmente, com 572 sócios, 405 praticantes distribuídos por três modalidades federadas: futebol, basquetebol e hóquei em patins; e por um escalão não federado: futebol de veteranos. Os atletas encontram-se distribuídos por 13 equipas na modalidade de futebol, por seis na de basquetebol, e por cinco na de hóquei em patins, com participação em quadros competitivos de nível distrital e nacional.

Ao longo dos anos, foram vários os títulos distritais e nacionais conquistados pelo Clube, que premeiam e distinguem o trabalho desenvolvido pelos atletas e treinadores nas diferentes modalidades, sob a gestão das respetivas direções. O empenho e a dedicação que pautou a atividade dos diversos atletas foram igualmente merecedores de distinções, de entre as quais se destaca a Medalha de Mérito Desportivo atribuída pelo Município em 2008.