Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Certoma oferece equipamento de desinfeção Covid-19 aos Bombeiros Voluntários da Mealhada e da Pampilhosa


tags: Mealhada, Mealhada, Bombeiros, Bombeiros, Pampilhosa, Mealhada, Covid-19 sexta, 24 dezembro 2021

Decorreu ontem, na sede da empresa Certoma, na Mealhada, a entrega de máquinas de desinfeção Covid-19 às corporações dos Bombeiros Voluntários da Mealhada e dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, para uso próprio e prestação de serviços à população.

Uma vez que há um ano atrás não era expectável que a pandemia Covid-19 subsistisse e, mesmo com a vacinação os números e as restrições continuam a aumentar, a administração da Certoma decidiu oferecer às corporações de Bombeiros Voluntários do concelho máquinas de desinfeção de espaços para aplicação de peróxido de hidrogénio vaporizado que, conforme a orientação 014/2020 da DGS, é o procedimento recomendado para todos os locais onde possam ter existido pessoas contaminadas: “Na desinfeção de áreas de isolamento e/ou em grandes espaços (cinemas, restaurantes, centros comerciais, cantinas, escolas, entre outros) onde possam ter ocorrido casos de COVID-19 ou eventual disseminação, pode recorrer-se ao método de desinfeção por vapor de peróxido de hidrogénio, através da aquisição de uma máquina e produto próprio. Esta desinfeção é feita depois da limpeza prévia e só pode ser realizada com a área vazia (sem ninguém presente)”.

A Certoma, representante oficial da Rentacs em Portugal, efetuou desinfeções gratuitas, nomeadamente nos infantários e escolas locais, contudo, não sendo a prestação de serviços a sua atividade, a empresa decidiu assim oferecer os equipamentos aos bombeiros que podem efetuar o serviço, de forma gratuita ou remunerada, conforme seja o seu entendimento, e proceder à desinfeção de ambulâncias que transportem doentes, muitos deles contaminados, assim como a desinfeção de habitações.

O processo de desinfeção com base na vaporização de peróxido de hidrogénio é uma operação feita a seco, simples e rápida, onde nada fica molhado ou húmido. A ação do Jet Fogger para desinfeção é calculada em função da volumetria das divisões, não sendo necessário fazer cálculos. Os Bombeiros da Mealhada e da Pampilhosa dispõem de equipamentos laser para cálculo da volumetria. Uma ambulância demorará 7 segundos a receber a vaporização e 15 minutos de portas fechadas até nova utilização, de forma a dar tempo de atuação. Numa divisão acima de 30m2 bastarão 60 segundos. O equipamento em causa está também preparado para o combate à legionela.

O preço unitário dos equipamentos oferecidos é de €5.485 + IVA, sendo que na gama Rentacs há equipamentos de menor e maior porte.