Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Orquestra Clássica do Centro encanta quadra natalícia e prevê-se o seu regresso no ano 2022


tags: Música, Mealhada, Ano Novo Categorias: Região, Cultura sexta, 30 dezembro 2022

A Orquestra Clássica do Centro já encantou, no passado dia 21 de dezembro, o Cineteatro Messias com o Concerto de Natal e a previsão é que regresse para o Concerto de Ano Novo, este que estava previsto para dia 9 de janeiro, pelas 17h, mas foi adiado em resultado do atual contexto pandémico e das restrições associadas ao seu combate e, por isso, ainda não tem nova data marcada. No dia 21 de dezembro, passada terça-feira, a quadra natalícia foi celebrada com o Ensemble Vocal e Instrumental, num espetáculo com uma formação mais pequena, desde vozes a instrumentos, composta por dez pessoas, onde se ouviu músicas de Natal conhecidas por todos. O programa contou com temas conhecidos de todos, como The Little Drummer Boy (O pequeno tamborileiro) - Katherine Kennicott Davis, Danny Boy - Tradicional irlandesa, Meedley de Natal - como - A Merry Christmas – W. Rodby | Have yourself a Merry Little Christmas – H. Martin | Feliz Navidad - Jose Feliciano | Jingle-Bell - Joe Beal/Jim Boothe | When You Believe – S. Schwarts, Holy Night – A. Adam, White Christmas – I. Berlin, Noite feliz – Tradicional, Ave Maria – G. Caccini e Adeste Fidelis – D. João IV.

Já para o majestoso e tradicional Concerto de Ano Novo, também no Cineteatro Messias, está previsto contar-se com a presença do Maestro Sergio Alapont e Soprano Regina Freire num espetáculo onde ouvir-se-ão violinos, violas e violoncelos, contrabaixos, clarinetes e trompas, flautas, oboés e fagotes. Os temas para assinalar o início do novo ano são J. Strauss II - Kaiser Walz, J. Strauss II - Laughing Song (Die Fledermaus), F. Lehár - Gold und Silver, Op. 79, F. Lehár – Vilja –, P. I. Tchaikovsky - Trepak (quebra-nozes), P. I. Tchaikovsky - Dança das Flores, Rusalka - Canção da lua, J. Strauss II - Im Krapfenwald, J. Strauss II - Tik-Tak, polka schnell, J. Strauss II - Unter Donner und Blitz, F. Lehár - On my lips every kiss is like wine (Giuditta) e Encore: J. Strauss I - Radetzky March.

Emília Martins, presidente da direção, conta que a Orquestra Clássica do Centro “resultou de uma vontade de criar uma Orquestra Profissional com cede em Coimbra”. “A nossa vontade é que seja também uma Orquestra Profissional. Como sabemos, as Orquestras têm custos muito grandes, porque são profissionais, e são compostas por muito elementos. Não só os músicos como todas as pessoas que realizam e fazem com que todos os concertos se concretizem, quer em termos de promoção e divulgação, como de toda a logística inerente a este tipo de atividades. E o propósito foi criar uma orquestra profissional, porque também não existem muitas e cada vez existem também mais jovens formados em música e, portanto, a vontade é que possamos ter aqui um projeto onde as pessoas possam encontrar uma resposta profissional e que tenha a capacidade de atrair os melhores”, afirmou a presidente da direção da Orquestra Clássica do Centro, que percorre todo o país, de norte a sul, passando por Penedono, Lisboa, Porto e Guimarães.

De acordo com a presidente da direção, a Orquestra Clássica do Centro pretende “atrair e fixar os melhores” e “criar condições para apresentar um programa de qualidade para que as pessoas possam ir a Coimbra assistir a um concerto com a mesma vontade que vão a Lisboa ou ao Porto”. “Pretendemos ter aqui um projeto de referência, que possa fazer a diferença a nível local, regional, nacional e internacional. É por aqui que sonhamos”, findou Emília Martins.

Os clientes que adquiriram bilhetes para 9 de janeiro podem usar os mesmos ingressos para assistir ao concerto da Orquestra Clássica do Centro na nova data, ainda a definir. Contudo, quem quiser devolver os bilhetes e reaver o dinheiro, basta fazer chegar esse desejo por e-mail (teatromessias@cm-mealhada.pt) ou telefone (231 209 870).