Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

2021 em Retrospetiva | Jornal da Mealhada


tags: Mealhada, Mealhada, Mealhada Categorias: Especial sexta, 30 dezembro 2022

O fecho de um ano que passou e o começo de um novo ciclo é a virada de uma página que muitas marcas deixa. O ano 2021 foi assinalado com vários acontecimentos que, seguramente, contribuíram para a forma de pensar e de estar de cada um. O Jornal da Mealhada apresenta aos seus leitores uma retrospetiva do ano 2021: aquilo que de mais marcante aconteceu no concelho da Mealhada. 

JANEIRO

Mealhada entrou no novo ano com casos de Covid-19 a aumentar

Na entrada do ano 2021, a Mealhada estava a aumentar a incidência de casos de Covid-19. Nos últimos números apresentados pela Direção-Geral de Saúde, a taxa de incidência do concelho era de 668 casos por 100 mil habitantes, enquanto na semana anterior era de 613 casos e, duas semanas antes, de 577. O concelho estava em crescendo desde 21 de dezembro de 2020, e a Mealhada estava entre os concelhos de risco muito elevado, o que implicava as restrições que existiam antes do período de Natal e Ano Novo.

Rui Marqueiro deu uma entrevista ao nosso jornal destacando o ano de 2020 como o mais difícil da história do poder local democrático

“Foi o ano mais difícil desde que há poder local democrático. Pandemias no Mundo só houve em 1918, e com esta repercussão, que eu conheça, foi só agora. A partir do momento em que surgiu a pandemia, virámos as nossas atenções, pedindo às autoridades de saúde o que precisávamos de fazer”.

“Xaru”, conhecido como Joaquim Santos Fernandes entre os Bombeiros Voluntários da Mealhada, foi recordado

“Xaru”, como era conhecido Joaquim Santos Fernandes entre os Bombeiros Voluntários da Mealhada, faleceu a 29 de dezembro de 2020, aos 86 anos, a pouco mais de duas semanas de completar mais um aniversário. Na Associação Humanitária dos Bombeiros da Mealhada, que serviu durante mais de 70 anos, o “Xaru” era recordado como um dos melhores elementos que a corporação teve.

Vacinação chegou ao concelho da Mealhada

Os lares do concelho da Mealhada começavam com a vacinação, depois de terem chegado ao concelho 20 mil vacinas, adquiridas pela Administração Central. As vacinas chegavam numa altura em que a Mealhada estava a atingir o máximo de casos ativos da Covid-19 e a vacinação já tinha começado em instituições com a valência de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI).

Portugueses foram chamados às urnas para eleger Presidente da República

Os portugueses estavam a ser chamados às urnas, no dia 24 de janeiro, mas por se estar a viver uma pandemia mundial e o facto de Portugal registar a pior fase, alguns eleitores já tinham votado e, nos lares, os votos também já tinham sido recolhidos. Na Santa Casa da Misericórdia da Mealhada (SCMM), cerca de uma dezena de utentes já tinha votado a 19 de janeiro.

Bombeiros despediram-se do histórico comandante José Felgueiras

O antigo comandante dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, José Felgueiras, tinha falecido aos 87 anos. Comandante da corporação durante 20 anos, José Felgueiras era uma personalidade carismática entre os Bombeiros e no concelho. Esta era a segunda grande perda dos Bombeiros Voluntários da Mealhada em três semanas, depois do falecimento de Joaquim Fernandes, conhecido como “Xaru”, a 29 de dezembro.

FEVEREIRO

Mealhada registou redução significativa de casos

O concelho da Mealhada registava uma redução significativa de novos casos de Covid-19, números esses vistos pelo presidente da Câmara Municipal da Mealhada da altura, Rui Marqueiro. “Os últimos números facultados pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra apontam para mais quatro casos no concelho, enquanto as contagens anteriores indicavam mais 26 casos”, adiantava o autarca.

Guilherme Duarte foi nomeado presidente interino na Fundação Mata do Bussaco

O vice-presidente da Câmara da Mealhada da altura, Guilherme Duarte, era nomeado presidente da Fundação Mata do Bussaco (FMB), em regime interino e ‘pro bono’. A decisão tinha sido tomada, por maioria, em reunião de Executivo Municipal.

Carnaval da Mealhada foi adiado mas assinalado com centenas de pessoas na internet

Fevereiro é, tradicionalmente, um mês de festa na Mealhada, mas a pandemia trocou as voltas e a habitual folia do Carnaval não saiu à rua, com o habitual mês de festa passado em confinamento. Ainda assim cerca de 400 pessoas chegaram a estar simultaneamente a assistir ao direto do Instagram do Carnaval da Mealhada, que juntou elementos de outras festas no país e os protagonistas da folia.

Internet levou a missa aos mealhadenses em casa

Com as igrejas fechadas devido à pandemia da Covid-19 e consequente confinamento, a Unidade Pastoral da Mealhada arranjou formas alternativas de celebrar as eucaristias, através de uma celebração semanal na Igreja do Luso com transmissão em “streaming” pelo Facebook, através da página da Associação Jovens Cristãos de Luso (AJCL). As missas online registavam mais de uma centena de visualizações durante a semana e, no dia, chegavam a estar 80 pessoas ligadas em direto simultaneamente.

MARÇO

Foi anunciado o cancelamento da FESTAME

A edição 2021 da Festame, festa do município da Mealhada, não se realizou, devido à pandemia da Covid-19. Era o segundo ano seguido que a festa não se realizava, por não haver garantias sanitárias e de segurança previstas para a segunda semana de junho, altura em que se realizaria. O cancelamento da festa foi proposto pelo Executivo Municipal na reunião de Câmara de 1 de março, tendo sido aprovado por unanimidade.

Negócios reabriram aos poucos depois de dois meses de confinamento

Os negócios reabriram aos poucos e ainda com medidas, depois de dois meses de confinamento. Foi nos salões de cabeleireiro e barbeiros que mais se sentiu a procura, com agendas cheias e marcações feitas de forma cuidadosa para evitar aglomerações.

Senhor Artur foi o mais velho a ser vacinado no concelho da Mealhada

Com três vacinas e todas no mesmo braço, Artur Santos, na altura com 103 anos e de Ventosa do Bairro, foi o mais velho a ser vacinado no concelho da Mealhada.

ABRIL

País saiu do Estado de Emergência

O anúncio foi feito por alguns deputados e confirmado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa: o Estado de Emergência, que terminava a 30 de abril, não seria renovado. Era o fim de quase seis meses seguidos de Estado de Emergência, com constantes renovações.

MAIO

Homem da imagem mais icónica do dia 25 de abril de 2020 tinha nome e era Mealhadense

Foi a imagem mais icónica do dia 25 de abril de 2020 e uma das mais icónicas de todo esse ano: num país em confinamento total, sem saber ainda bem que inimigo era este com quem estava a lidar, um homem, então com 71 anos, percorreu a Avenida da Liberdade vestido de empregado de mesa e segurando uma bandeira de Portugal. Nos dias seguintes, foi desvendada a sua identidade e origem: Carlos Ferreira era natural da Mealhada.

Peregrinos regressaram rumo a Fátima passando entre Santa Luzia e Aguim

A pandemia adiou muitas das atividades de 2020 e a peregrinação a Fátima foi uma delas. Depois de dois anos sem poder fazer a peregrinação em maio, em 2021, os peregrinos voltaram à estrada, mas em muito menos quantidade. Entre Santa Luzia e Aguim, numa zona que, em outros anos, costumava ter muitos grupos de peregrinos, eram visíveis algumas pessoas a caminhar, mas em conjuntos muito mais pequenos e esporádicos.

Corrida autárquica começou a ganhar forma

Eram já quatro os candidatos perfilados à Câmara Municipal da Mealhada, para as eleições autárquicas que decorriam no final de setembro. O atual presidente, Rui Marqueiro, só anunciava uma decisão quanto à recandidatura para junho, sendo que, ao que o JM apurava, deveria avançar mesmo para um terceiro mandato. A Hugo Alves Silva, primeiro a perfilar-se pela Coligação Juntos Pelo Concelho da Mealhada, juntaram-se António Jorge Franco (Movimento Mais e Melhor), João Marques (CDU) e Bárbara Duarte (Bloco de Esquerda). Mais tarde, juntou-se Nélida Marques, candidata pelo CHEGA, e Rui Marqueiro, pelo PS.

Corpos Sociais da Santa Casa da Misericórdia tomaram posse

Os novos corpos sociais da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada (SCMM) tomavam posse a 13 de maio, para os próximos quatro anos. A cerimónia decorreu na Capela de Santa Ana, na presença do bispo da Diocese de Coimbra, D. Virgílio Antunes.

JUNHO

Gerência da EPVL fez balanço positivo do primeiro ano

Ao fim de um ano na gerência da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), o grupo GPS, SGPS fazia um balanço “muito positivo”, assegurando que o estabelecimento estava estável. O grupo admitia algumas críticas, mas assegurava que “as reticências que havia ao início foram sendo ultrapassadas”.

SETEMBRO

Carnaval da Bairrada assinalou 50 anos

O Cineteatro Messias recebeu a Gala comemorativa dos 50 anos do Carnaval da Bairrada para homenagear e premiar alguns dos protagonistas do evento. A apresentação esteve a cargo de Luciana Abreu e do Rei Momo, interpretado por Sérgio Lindo.

Movimento Independente Mais e Melhor venceu as eleições na Mealhada

32 anos depois, a Câmara Municipal da Mealhada deixou de estar nas mãos do Partido Socialista. O Movimento Independente Mais e Melhor, liderado por alguns ex-militantes do PS, venceu as eleições e começou a comandar os órgãos autárquicos para os próximos quatro anos.

Juntas de Freguesia conheceram presidentes

Na União de Freguesias da Mealhada, Antes e Ventosa do Bairro venceu o Movimento Mais e Melhor, com Abílio Semedo a assumir a presidência. No Luso venceu Claudemiro Semedo, pelo Partido Socialista. Em Barcouço ganhou José Duarte, pelo Partido Socialista. Na Pampilhosa ganhou o Movimento Mias e Melhor, com Mário Cunha. Na Vacariça, foi o Partido Socialista que venceu com Ricardo Ferreira como presidente. Em Casal Comba, ganhou Nuno Veiga pelo Movimento Mais e Melhor.

Centro de Vacinação na Mealhada encerrou

Centro de Vacinação da Mealhada, no Pavilhão Municipal, encerrou dia 24 de setembro. Os utentes não vacinados e inscritos nas unidades de saúde do concelho da Mealhada dirigiam-se agora ao Centro de Saúde da Mealhada. No Centro de Vacinação da Mealhada já tinham sido administradas 29 mil vacinas.

OUTUBRO

Mercado Municipal da Pampilhosa abriu ao público

No dia 1 de outubro de 2021 o Mercado Municipal da Pampilhosa abriu ao público, depois de um demorado e conturbado processo de remodelação e requalificação que se arrastava desde o primeiro trimestre do ano de 2017.

Santa Casa da Misericórdia da Mealhada assinalou 115 anos de serviço à comunidade e Padre Rodolfo Leite lançou livro “Palavras que querem ser semente”

A Santa Casa da Misericórdia da Mealhada (SCMM), criada a 15 de outubro de 1906 com o nome “Irmandade da Santa Casa de Misericórdia sob a invocação da Senhora Sant’Ana da vila e concelho da Mealhada”, viu os seus estatutos serem aprovados pelo Governador Civil de Aveiro, Leopoldo de Sousa Machado, a 26 de fevereiro de 1907. “Palavras que querem ser semente” foi o livro lançado pelo Padre Rodolfo Leite.

Ballet do Hóquei Clube da Mealhada comemorou duas décadas

Secção de Ballet do Hóquei Clube da Mealhada assinalou em 2021 vinte anos de existência. O aniversário foi comemorado com um espetáculo, na noite de 23 de outubro, no Cineteatro Messias, na Mealhada, no estilo bem próprio com que, anualmente, a escola de ballet da Mealhada brinda a sua comunidade.

Câmara da Mealhada tomou posse e distribuiu pelouros

Câmara da Mealhada reuniu, pela primeira vez, após as eleições de 26 de setembro, no dia 22 de outubro, para distribuição de pelouros. Aos três vereadores eleitos pelo Partido Socialista, Rui Marqueiro, Sónia Leite e Luís Tovim, em substituição de Paulo Bicho e José Calhoa, respetivamente, não foi atribuído pelouro.

NOVEMBRO

Rally Legends conquistou milhares de pessoas

Rally Legends esteve de volta ao Luso e Bussaco e esta 5ª edição, que se realizou nos dias 5, 6 e 7 de novembro, foi a “maior de sempre”, quer pelos 78 concorrentes de diversos países que participaram pelas estradas e encostas do Bussaco, como pelas milhares de pessoas que não quiseram perder este memorável evento que sagrou o piloto Pablo Pazó Figueiroa, de Espanha, o grande vencedor com o tempo de 35.22,2 minutos.

Juntas de Freguesia apresentaram executivo

Juntas de Freguesia apresentaram o executivo de cada uma das juntas, assim como a sua pasta de trabalhos, as suas intervenções prioritárias e o que os fregueses da Mealhada, de Ventosa do Bairro, de Antes, do Luso, da Vacariça, da Pampilhosa, de Casal Comba e de Barcouço podiam esperar dos anos que se avizinham.

António Jorge Franco fez balanço e falou sobre adaptação depois de um mês ao poder

Presidente da Câmara da Mealhada deu uma entrevista ao nosso jornal, onde fez um balanço sobre o seu período de adaptação enquanto presidente e apresentou as várias apostas do seu mandato.

Alexandre Oliveira, presidente da Associação do Carnaval da Bairrada, anunciou não haver habituais desfiles de Carnaval

O presidente da Associação do Carnaval da Bairrada (ACB), Alexandre Oliveira, que assumiu a liderança da direção durante os próximos 3 anos, referiu que não haverá o habitual desfile, mas sim festejos de carnaval onde estarão presentes as várias escolas.

Centro Qualifica assinalou 1 ano

O Centro Qualifica da EPVL comemorou, na última semana de novembro, o seu 1.º Aniversário, com atividades dirigidas à comunidade escolar e ao público em geral, com o objetivo de promover a leitura nas crianças, jovens e adultos.

DEZEMBRO

Peditório da LPCC na Mealhada permitiu a angariação de cerca de 11 mil euros

O Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que teve lugar entre 29 de outubro e 1 de novembro, angariou nas freguesias do concelho da Mealhada donativos no valor de 10 596,46 €.

Nuno Castela Canilho reeleito para a direção dos Bombeiros

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada foi a votos. Nuno Castela Canilho recandidatou-se à presidência da direção da associação, e, de igual modo, Bruno Peres ao Conselho Fiscal e Nuno Salgado à Mesa da Assembleia-geral.

Câmara da Mealhada aprovou por unanimidade orçamento municipal de 22,9 milhões de euros

A Câmara da Mealhada aprovou, por unanimidade, em reunião do executivo, o orçamento municipal para 2022, no valor de 22,9 milhões de euros. O Orçamento e o documento das Grandes Opções do Plano seguiram para aprovação da Assembleia Municipal da Mealhada.