Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Eleições Legislativas: Dezassete opções para escolha de dezasseis deputados [atualizado]


tags: Mealhada, Legislativas 2022 quinta, 20 janeiro 2022

No próximo dia 30 de janeiro (ou a 23 para quem optou pelo voto antecipado), os portugueses são chamados a escolher um novo parlamento do qual sairá uma maioria que constituirá um novo Governo para Portugal - o XXIII -. Os eleitores do concelho da Mealhada terão que escolher 16 deputados, de entre 17 partidos políticos que se candidatam ao círculo eleitoral de Aveiro. Interessa conhecer, para uma escolha informada, os partidos candidatos e os seus cabeças de lista, numa eleição em que apenas dois mealhadenses são candidatos em lugares considerados elegíveis, sendo que um deles é candidato não pelo círculo de Aveiro, mas pelo de Braga. 

São nada mais nada menos do que 17 os partidos políticos candidatos às próximas eleições legislativas no círculo eleitoral de Aveiro. Em 2019, na última eleição legislativa, eram 20, e são quatro os que se candidatam pela primeira vez no distrito de Aveiro. Já o número de deputados que representa os mais de 645 mil eleitores do circulo e os 19 concelhos do distrito de Aveiro é 16. Nas eleições de 2019, o Partido Socialista foi a candidatura que mais deputados elegeu - 7 deputados -, tendo o PSD, com menos 2600 votos, elegido 6 deputados. O Bloco de Esquerda elegeu 2 deputados e o CDS-PP elegeu um único deputado. Mais nenhum partido elegeu deputados pelo círculo de Aveiro.

No combate eleitoral de 2022, o Partido Socialista mantém o cabeça de lista por Aveiro - Pedro Nuno Santos, de São João da Madeira, e ainda ministro das Infra-estruturas e habitação, tido como o sucessor de António Costa - imediatamente se o PS perder as eleições, ou, eventualmente, mais tarde -. A lista do PS tem Joana Sá Pereira, da Pampilhosa, na sétima posição.

O PSD apresenta o feirense António Topa Gomes, engenheiro civil, antigo vereador e professor universitário, como seu cabeça-de-lista. Na lista dos social-democratas não figura qualquer mealhadense, sendo o primeiro bairradino, Jorge São José, de Anadia, o oitavo na lista.

Já o Bloco de Esquerda tem Moisés Ferreira - actualmente deputado - como recandidato e cabeça de lista. Moisés Ferreira é psicólogo e natural de São João da Madeira. Ana Luzia Cruz, antiga deputada na Assembleia Municipal da Mealhada e cabeça-de-lista nas últimas autárquicas a esse mesmo órgão municipal, ocupa a quarta posição na lista do BE. Sónia Pinto, de 37 anos, residente na Pampilhosa e ex-cabeça de lista nas autárquicas à freguesia da Pampilhosa, ocupa o décimo quinto lugar na lista do partido. 

No CDS-PP o cabeça-de-lista, depois de alterações de última hora, é Martim Borges de Freitas. Economista e presidente do Congresso do CDS, Borges de Freitas estreia-se como cabeça-de-lista num distrito importante para os centristas. Na lista do CDS não figuram mealhadenses, sendo a primeira candidata da Bairrada a vereadora de Oliveira do Bairro, Lília Aguas, a ocupar a quarta posição.

A lista da CDU (PCP/PEV) é encabeçada por Adelino Nunes, metalúrgico e líder da União dos Sindicatos de Aveiro. O PAN - Pessoas Animais e Natureza - tem o aveirense e professor Rui Alvarenga como primeiro candidato. O enfermeiro Cristiano Santos, de Santa Maria da Feira, é o cabeça-de-lista do Iniciativa Liberal. E Jorge Valsassina Galveias - presidente do congresso nacional do partido - é o cabeça de lista do CHEGA. A candidatura do LIVRE é encabeçada por Joana Ferreira Filipe, aveirense e estudante de Economia.

João Valente Pinto, metalúrgico da Murtosa, é o cabeça-de-lista da candidatura do PCTP/MRPP e Alcino Santos Ferreira, de Santa Maria da Feira, encabeça a lista do RIR - Reagir-Incluir-Reciclar. A candidatura do Juntos Pelo Povo é liderada por Bruno Berenguer Pestana - madeirense e candidato à Câmara do Funchal - e a do Movimento Partido da Terra tem Isabel Diniz Barros como primeira candidata.

Mas há ainda quatro partidos que se candidatam pela primeira vez ao círculo eleitoral de Aveiro. O ERGUE-TE tem Anselmo Gonçalves Oliveira, de Arouca, como cabeça-de-lista e o MAS - Movimento Alternativa Socialista é encabeçado por Daniel Pereira Martins. Barbara Barbosa Santos lidera a lista do ADN - Alternativa Democrática Nacional e André Silva Ferreira encabeça a lista do VOLT - Portugal.

Joana Sá Pereira é candidata elegível

Nas listas do círculo eleitoral de Aveiro encontramos no sétimo lugar da lista do Partido Socialista - uma posição considerada elegível - o nome da mealhadense Joana Sá Pereira. Pampilhosense, com 28 anos e jurista, Joana Sá Pereira foi presidente da Assembleia de Freguesia da Pampilhosa e, atualmente, lidera a bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal da Mealhada, depois de ter sido a cabeça-de-lista do partido a esse órgão nas eleições de 26 de setembro de 2021.

A agora candidata é deputada no Parlamento nacional desde 2019 e pertenceu à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias tendo participado na Comissão de Inquérito Parlamentar BES/Novo Banco. Teve intervenção nos projetos de lei como o que dá mais condições de acesso aos jovens a profissões auto-reguladas, ou o que institui a residência alternada como forma de exercício das responsabilidades parentais após o divórcio. É a primeira subscritora do projeto de lei da elevação de Barcouço à categoria de vila.

Bruno Coimbra é candidato do PSD por Braga

O lusense Bruno Coimbra, deputado na Assembleia da República desde 2011 pelo círculo de Aveiro, é candidato ao Parlamento nacional, mas pelo círculo de Braga, onde ocupa a 7.ª posição (em 2019 o PSD elegeu oito deputados neste círculo). Bruno Coimbra, engenheiro ambiental de 40 anos, tem assumido a coordenação do Grupo Parlamentar do PSD na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território e preside à Comissão de Energia, Ambiente e Água da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo. Presidiu ao Grupo de Trabalho que construiu a Lei de Bases do Clima, e teve papel relevante em processos legislativos importantes como o dos recursos geológicos ou o da gestão de resíduos.

Nas eleições de 2022 será candidato pelo círculo de Braga na quota que o próprio presidente do partido tem para avocar figuras nacionais que se tenham distinguido e que o líder entenda como de eleição importante.