Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Cantanhede vai ter Conselho Municipal de Desporto


tags: Cantanhede, Desporto Categorias: Região, Desporto quinta, 24 fevereiro 2022

A Câmara de Cantanhede aprovou a criação do Conselho Municipal do Desporto, órgão consultivo que se constitua como “um fórum de debate e de diálogo sobre as orientações da política desportiva do município”.

A proposta que foi levada à última reunião de autarquia destaca a importância de “unir todos os agentes desportivos”, para que “se sintam chamados a participar no debate de ideias, a partilhar oportunidades e soluções e a colaborar na preservação dos recursos no âmbito do desporto”.

Subjacente à criação deste órgão consultivo está a necessidade de envolver os agentes desta área no desenvolvimento do desporto e da atividade física do concelho de Cantanhede, dar visibilidade aos problemas e necessidades que os afetam, mas também acompanhar a evolução da política desportiva municipal e contribuir para a definição de Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo.

No fundo, pretende-se uma estrutura de participação aberta a todos os envolvidos no desenvolvimento das atividades físico-desportivas, que intervenha na avaliação dos resultados, dificuldades e obstáculos da ação desenvolvida neste setor pelo município. “Grande parte da população pratica desporto diariamente, quer seja nas associações desportivas, clubes, ginásios, instalações desportivas municipais ou simplesmente nas ruas e nos parques, o que é revelador da importância do desporto e da atividade física no nosso município. Este novo órgão pretende promover o debate participado, concorrendo para o desenvolvimento sustentado e para a implementação de políticas desportivas de acordo com a vontade, os meios, a racionalidade de aplicação dos recursos e o empenho, quer dos agentes desportivos concelhios, quer dos responsáveis municipais”, justifica o vereador Adérito Machado.

No concelho de Cantanhede existem atualmente cerca de 3.000 atletas, 1.800 dos quais federados, que representam 30 associações desportivas/clubes.