Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Rita Branco é nail artist e tem conquistado prémios pelo mundo fora


tags: Pampilhosa Categorias: Especial quinta, 24 fevereiro 2022

Natural da Pampilhosa e com a profissão de nail artist, Rita Branco tem levado os seus trabalhos além fronteiras, participando em concursos internacionais de nail art que põem à prova a veia artística, tendo já arrecadado vários prémios.

“Existem vários tipos de concursos, presenciais ou via online, com várias vertentes e estilos diferentes. E dentro das competições presenciais, existe o estilo de salão, mais aperfeiçoado e com as regras que cada unha deve ter. E depois também existem os posters, entre outros, que não são unhas de salão. São unhas com 27 centímetros ou mais e aí exploramos mais o lado artístico e a nossa capacidade. E podem demorar 2 a 3 dias a ser feitas”, adiantou a jovem que apesar de ter participado online, ainda assim os seus trabalhos vão até aos locais de competição.

A primeira competição que Rita Branco participou realizou-se em Nápoles, conquistando o segundo lugar com uma escultura em acrílico. E, desde aí, nunca mais parou. Em dezembro de 2020 ganhou o 1º e 2º lugar em Las Vegas e em janeiro deste ano ficou em 2º lugar em Valência. “Gostava de dizer que daqui a umas semanas também ganhei o 1º lugar na Noruega, noutro concurso que participei”, revelou Rita Branco, que atualmente integra a equipa de competição da nail artist mais conceituada do país, a setubalense Susana Fernandes.

O gosto por este mundo surgiu através da sua tia, que tem um salão de cabeleireiro, e desde aí ficou encantada. Há cerca de 3 anos que a nail artist trabalha a tempo inteiro, mas nem tudo começou dessa forma. “Na altura de ir para a Faculdade, fui tirar a licenciatura em Design Industrial. No último ano, ponderei várias vezes se queria mesmo o curso ou se queria fazer unhas. Mas pensei para mim mesma que era importante terminar a licenciatura. Cheguei a trabalhar na área e ao fim-de-semana já atendia algumas amigas. Foi então que decidi que trabalhar na área não era o que pretendia fazer e houve um dia em que percebi que fazer unhas era o que queria fazer da vida. Até porque percebi o impacto que isso tem na autoestima das pessoas”, partilhou Rita Branco.

A jovem da Pampilhosa trabalha por marcação no salão K&G e os seus trabalhos são partilhados nas redes sociais, através das páginas de Instagram e Facebook com o nome ritabranco_nailartist.