Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Estabelecimentos do concelho da Mealhada combatem desperdício alimentar através de aplicação


tags: Pampilhosa, Mealhada, Luso, Comércio, Vacariça quinta, 03 março 2022

A aplicação gratuita Too Good To Go combate o desperdício alimentar, evitando que comida de qualidade acabe no lixo, e vários estabelecimentos do concelho da Mealhada já aderiram a esta iniciativa. A Too Good To Go permite encomendar excedentes alimentares a preços reduzidos e na Pampilhosa já é possível fazê-lo no supermercado Aqui é Fresco, na Mercearia SUPER Arco-íris e no Restaurante Locomotiva BA61. Na Vacariça também o Mini Mercado e Taberna São Geraldo está associado. Mais recentemente, aderiu também o Restaurante Pic-Nic dos Leitões, na Mealhada, e o supermercado e frutaria Casca de Nós, quer na Mealhada como no Mercado do Luso.

Sandra Alves, gerente do Pic-Nic dos Leitões, realça que “a questão é mesmo não desperdiçar”. “Comer todos nós precisamos. E achámos por bem juntarmo-nos a quem também quer ajudar e tentarmos que juntos consigamos fazer o melhor por todos”, adiantou a gerente ao nosso jornal, acrescentando que a adesão está a ser positiva. O Pic-Nic dos leitões disponibiliza duas boxes por dia, refeições essas que podem ser adquiridas a preços mais baixos.

Também Carla Azevedo, gerente do supermercado e frutaria Casca de Nós, considera fundamental esta iniciativa. “Este projeto já existe com força nas grandes cidades. Aqui, na parte mais rural, ainda não tínhamos muitas lojas a aderir, daí eu ter pedido para fazer parte. O combate ao desperdício é fundamental. Muitas vezes os alimentos não têm a melhor apresentação, mas ainda são possíveis de consumir”, começa por partilhar Carla Azevedo, adiantando que “é impossível dar vazão a tantos alimentos que sobram”, sendo a Too Good To Go essencial para não só evitar que vão para o lixo, como para dar algum retorno às empresas. “O retorno não é nada de especial, até porque colocamos sempre mais do que o valor do cabaz em questão. Mas assim as pessoas podem levar aquele alho francês menos bonito e aproveitar ainda para sopas, por exemplo. É uma mais valia para o cliente e um não desperdício para nós”, esclareceu.