Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Município de Oliveira do Bairro vai buscar refugiados à Roménia


tags: Oliveira do Bairro Categorias: Região segunda, 07 março 2022

O Município de Oliveira do Bairro enviou dois colaboradores para a fronteira entre a Roménia e a Ucrânia, com o objetivo de trazerem para Portugal refugiados ucranianos, em fuga da guerra que assola o seu país. A representação bairradina partiu ao início desta manhã, 7 de março, em direção a Vilar Formoso, onde integrou um comboio humanitário com voluntários e camiões carregados de medicamentos e bens de primeira necessidade.

Inicialmente com destino à Polónia, a organização alterou nas últimas horas o destino da ajuda, seguindo agora para a Roménia, com passagem e paragem também na Hungria, onde deve chegar quarta-feira, 9 de março, numa viagem de 4.300 Km.

 A Vereadora Susana Martins, em representação do Executivo Municipal, marcou presença no momento da partida, para desejar "toda a sorte do mundo” aos colaboradores. "A Sílvia e o Sr. Armando são dignos representantes da coragem e da solidariedade de todos os oliveirenses e um motivo de orgulho para o nosso Município", referiu a autarca.

Paralelamente, a autarquia oliveirense colaborou numa campanha de recolha de bens de primeira necessidade, promovida pelas paróquias de Oliveira do Bairro e da Palhaça. Os bens recolhidos foram transportados para Fátima, através de uma parceria entre o Município e o Grupo Tavares, de onde já saíram, no comboio humanitário acima referido, para a fronteira da Roménia com a Ucrânia, de forma a ajudar famílias de refugiados que chegam ao local, havendo contactos para os levar também a famílias dentro do território ucraniano.

Para além destas iniciativas, o Município vai também avançar com um conjunto de medidas de apoio aos refugiados ucranianos que venham para o Concelho.

Lília Ana Águas, Vereadora responsável pelo pelouro da Ação Social e pelo CLAIM - Centro Local para a Integração de Migrantes de Oliveira do Bairro, explicou que estão a ser criadas “bolsas de apoio, com a ajuda da sociedade civil do nosso Concelho, para acolher da melhor forma as pessoas que fogem de uma guerra terrível, que tanto sofrimento tem causado”.

Estas bolsas são referentes a “Acolhimento, com o levantamento da oferta de agregados familiares que queiram receber famílias de refugiados nas suas próprias habitações; Habitação, com informação das ofertas de habitação no Concelho, para acolher solidariamente estas famílias; Emprego, realizada junto de empresas do Concelho com o apoio da ACIB; Apoio Psicológico, através da criação de uma rede de voluntários para prestarem esse tipo de apoio; e a realização de cursos de Português - Língua de Acolhimento para esta população”, elencou a autarca.

Todas as pessoas/entidades/empresas que desejem integrar as bolsas de acolhimento, habitação, emprego, ou apoio psicológico devem manifestar esse interesse para o e-mail claim@cm-olb.pt, ou através do telefone 234 732 188 (das 9h00 às 17h00).

A gestão das ofertas disponíveis, e da procura por parte dos refugiados, será feita pela equipa de intervenção social do Município, constituída pelo CLAIM - Centro Local para a Integração de Migrantes de Oliveira do Bairro, serviços de Ação Social da autarquia e por várias entidades da Rede Social concelhia.