Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Luso Ténis Clube: uma história centenária que marca a sua (re)fundação


tags: Desporto, Desporto, Luso Categorias: Especial sexta, 11 março 2022

"Nós estamos num ano especial. O Luso Ténis Clube tem 36 anos tendo em conta uma fundação a 13 de março de 1986. Mas o clube é bem mais antigo que isso. Estamos no ano 100 e é importante assinalar”, começa por avançar Nuno Santos, presidente deste clube repleto de história que remonta ao início do século XX. Denominado na altura por Luso Tennis Club, foi ainda em 1921 que se fez nascer esta sociedade por quotas promovida pelos proprietários da Sociedade da Água de Luso. E prova disso são os vários recortes e fotografias que Nuno Santos guarda com estima e que partilhou com o nosso jornal. Muitos anos depois, a 13 de março de 1986, a sociedade por quotas daria lugar a uma associação com a denominação Luso Ténis Clube.

com a denominação Luso Ténis Clube. “Eu nunca vou poder, nem quero, Escola de Ténis quer formar cada vez mais jovens Incentivar a prática da modalidade tem de sido um dos objetivos primordiais da Escola de Ténis, sendo que nos últimos anos o foco é a formação de novos praticantes. A Escola de Ténis opera no Luso e na Mealhada e dirige-se em especial às crianças, adolescentes e jovens do concelho. “Trabalhamos para que esta oferta de serviços desportivos se possa manter no nosso concelho e dar assim um excelente contributo para aquilo que é a qualidade de vida da nossa população”, avança a direção. No portfolio das suas atividades anuais constam a organização de torneios de ténis para atletas nacionais federados, a participação dos seus atletas nas competições regionais e nacionais oficiais de ténis e ainda outras iniciativas sociais tais como Torneios escada, torneios sociais e ainda a Festa do Mini-Ténis organizada pela Escola de Ténis e que se resume a um dia repleto de atividades diversificadas, onde dezenas de crianças têm a oportunidade de estar em contacto com a modalidade, envolvendo as famílias numa ação de promoção da prática desportiva. deixar de assinalar a (re)fundação do ano de 1986 porque acho que foi um marco importante no clube. Além de uma fundação, foi alguém que não quis deixar morrer a tradição do ténis no Luso e, foi a partir daí, que surgiu o conceito de Escola de Ténis. Anteriormente, e falamos dos anos 20, era um clube e era a elite. Há documentos e factos históricos, tudo isto é muito interessante e não podemos renegar a história. A história é mesmo isso, a interligação entre as coisas. Não podemos desistir do que temos”, completou o presidente, acrescentando que “a direção tem feito um esforço enorme nos últimos tempos para recuperar a história, mas também para dar continuidade e melhorar o trabalho da escola e do clube”.

Agora, com 80 atletas federados em que alguns deles percorrem torneios de norte a sul a representar o concelho, o Luso Ténis Clube tem-se destacado pelo país fora, quer pelos resultados desportivos positivos, pelas boas adesões nos torneios federados que organizam, como pelas presenças nos campeonatos nacionais. “Em 2021 registámos campeões regionais nos seniores, mas também noutros escalões”, adiantou Nuno Santos, que desde a sua adolescência está ligado ao ténis e acredita que este desporto “é uma tradição no Luso e no concelho da Mealhada”. “Eu adoro ténis e, apesar de ainda ser considerada uma modalidade ligada à elite, e não podemos renegar isso, o ténis no Luso sempre foi acessível a todos. E eu sou exemplo disso. Mesmo assim, seguramente, somos o clube do distrito de Aveiro mais acessíveis”, partilhou.

É, precisamente, para manter a oferta desportiva, tornar o ténis um desporto “mais democrático e acessível” e “não deixar morrer esta modalidade na vila”, que Nuno Santos adverte para a necessidade de terem um novo complexo. “Faria parte crescer, receber mais competições e, neste momento, não é possível porque falta uma infraestrutura que o permita fazer”, disse. “Estamos a passar uma fase mais complicada porque só temos dois campos municipais de ténis no Luso. Os outros dois da Sociedade de Água do Luso não estão em bom estado, são privados e estão parados. O presidente da Câmara Municipal já sabe da minha intenção em reabilitar aqueles campos. Curiosamente o concelho da Mealhada até está bem abastecido de campos de ténis. Mas analisando bem o Luso Ténis Clube, que até merecia isso, não tem uma instalação com 4 campos no mínimo e bons balneários. E essa tem sido uma das nossas lutas. Não podemos receber campeonatos regionais e todas essas aspirações que temos estão em baixo porque não temos hipótese. Era um sonho pensar num complexo novo”, concluiu.

O presidente do Luso Ténis Clube pretende assinalar as datas e, principalmente, dar a conhecer à população toda a história que o clube acarreta, tornando-o um clube centenário.