Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Grupos de teatro do concelho juntam-se para um espetáculo no Dia Mundial do Teatro


tags: Teatro, Mealhada Categorias: Cultura terça, 22 março 2022

No Dia Mundial do Teatro, domingo, 27 de março, as quatro entidades que representam o concelho - Caixa de Palco, Oficina de Teatro do Cértima, Aguarela de Memórias e Grupo Cénico de Santa Cristina - juntam-se para a peça “Um dia (in)comum”, no Cineteatro Messias, pelas 16h.

O desafio foi lançado pelo município e o espetáculo conta com 36 atores em cena da Oficina de teatro do Cértima, Aguarela de Memórias e do Grupo Cénico de Santa Cristina. Já a sua criação, desde o texto à encenação, está a cargo da Caixa de Palco. Marta Pires, diretora artística da Caixa de Palco, explicou ao nosso jornal que o título da peça de teatro “Um dia (in)comum” significa que “é um dia incomum, mas ao mesmo tempo um dia em comum ou um dia comum”. “Portanto, tem as três leituras: é um dia comum, ou seja, um dia como todos os outros, em que acontece algo de incomum que é comum a todas as pessoas”, partilhou.

A história passa-se durante um dia, considerado normal, em que algo de incomum vai acontecer a todas as pessoas. “Por isso, naquele dia, durante 24h, há coisas completamente estapafúrdias e estranhas a acontecer e cabe depois à população descobrir o que está a acontecer, porque está a acontecer e de que forma conseguem reverter isso em 24h”, contou Marta Pires.

O bilhete custa 2€ e o valor angariado reverte para a criação de um fundo cultural. “O objetivo é que o valor que consigamos angariar seja para dar continuidade a este tipo de eventos. Este espetáculo está a ser criado sem qualquer tipo de fundo e todo o investimento está a ser feito a 100% pelas quatro entidades”, referiu.

Para a diretora artística da Caixa de Palco, este é um dia importante no sentido em que “a arte funciona sempre em conjunto”. Para Pedro Semedo da Oficina de Teatro do Cértima o facto de se conseguir juntar as companhias do município é um passo para que “no futuro este dia seja festejado por todos juntos”.

“Não poderíamos deixar de responder afirmativamente ao repto lançado pelo município e é com muito gosto e sentido de responsabilidade que nos vemos, mais uma vez, envolvidos num projeto coletivo de atores profissionais e amadores em prol de uma arte que progressivamente tem vindo a unir, a construir pontes e maior coesão entre as diversas associações do concelho”, disse ao nosso jornal Ana Soares, presidente da Aguarela de Memórias, acrescentando que há “uma grande expectativa relativamente à recetividade da peça, criada de raiz e propositadamente para este dia, com tudo o que este gesto tem de inovador”. Inês Duarte, do Grupo Cénico de Santa Cristina, também evidenciou a importância desta iniciativa, não só para os grupos como para o público e para o concelho da Mealhada. “Num concelho tão pequeno existirem três grupos de teatro amador ativos e uma companhia de teatro profissional é excelente. E o facto de trabalharmos juntos, de nos conhecermos e de partilharmos o conhecimento é muito bom para todos”.

Os bilhetes estão disponíveis em teatromessias@cm-mealhada.pt, 231 209 870 ou cineteatromessias.cm-mealhada.pt.