Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro regressa entre 1 e 3 de abril


tags: Música, Oliveira do Bairro Categorias: Região quarta, 23 março 2022

O MOB – Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro está de regresso, entre 1 e 3 de abril, para a sua 9.ª edição, no Quartel das Artes. A iniciativa, promovida pelo Município de Oliveira do Bairro, apresenta este ano como tema "Artes em diálogo".

Lília Ana Águas, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro realça o facto desta edição marcar “o regresso do público às plateias, depois das anteriores edições terem decorrido em formato online”. Esta edição do MOB volta também a ter “um carácter solidário, uma vez que as receitas apuradas nos espetáculos vão reverter, na sua totalidade, a favor das IPSS do Concelho”.

O festival tem início a 1 de abril, às 21h, com o lançamento oficial do CD "Piano Oceano", composto pela artista multidisciplinar Mariana Miguel. Este projeto é apresentado na sequência do “Programa de Apoio à Cultura”, iniciativa promovida pelo Município de Oliveira do Bairro em 2020 para apoiar os agentes culturais no período mais agudo da pandemia, em que a sua fonte de rendimento, ou pelo menos a da vertente cultural, foi praticamente reduzida a zero. Este primeiro momento, que se vai realizar na Cerâmica Rocha, em Oliveira do Bairro, contará ainda com a apresentação de duas obras videográficas produzidas pela artista.

Ainda no mesmo dia, às 22h, a festa continua no auditório do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol (QA), onde o rock do grupo “Más Companhias” se vai juntar à sonoridade sinfónica da Banda Filarmónica da Mamarrosa, num concerto especial que será “colorido” com ilustrações feitas em tempo real pela artista Maria Mónica.

No segundo dia do festival, 2 de abril, às 15h30, o Conservatório de Artes da Bairrada sobe ao palco do QA para apresentar o concerto visual "Crux Pietatis", com o tema da Paixão de Cristo. Segue-se, às 21h00, na sala de exposições do mesmo espaço, a palestra "A Composição, Orquestração e Produção Musical nos dias de hoje", um projeto didático desenvolvido pelo músico Vasco Miranda, no âmbito do referido “Programa de Apoio à Cultura”. Uma hora depois, às 22h, o auditório do QA recebe o espetáculo "Animatógrafo", levado ao palco pela União Filarmónica do Troviscal, em que a música e o cinema se complementam.

No dia 3, às 15h30, os músicos da FUOB - Conservatório de Artes e Comunicação encerram a 9.ª edição do MOB, com o projeto comunitário "Cértima Orquestra".

Os ingressos para os espetáculos que vão decorrer no auditório do Quartel das Artes têm um custo de dois euros e podem ser adquiridos, no máximo de dois por pessoa, na bilheteira deste espaço.

A receita do MOB – Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro 2022 vai reverter a favor das IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.