Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Clube Desportivo de Luso assinala 75 anos e aposta na recuperação de escalões de formação


tags: Desporto, Desporto, Luso Categorias: Especial segunda, 28 março 2022

O Clube Desportivo de Luso assinalou dia 15 de março os seus 75 anos. Criado em 1947, surgiu “da fusão de dois antigos clubes, a Associação Desportiva e Recreativa 1º de Dezembro e o Atlético Clube do Luso, talvez por uma necessidade de concentrar as atividades desportivas numa só entidade”, começou por partilhar com o nosso jornal Tiago Ângelo, membro da comissão administrativa do clube.

Atualmente, vive essencialmente do futebol, contando com cerca de 50 atletas dos escalões Benjamins A, Infantis B, Infantis A e os veteranos que são antigos atletas e simpatizantes do clube. Dos 75 anos, muitas são as histórias que ficam na memória e muitos são os momentos que fazem parte do percurso do Clube Desportivo de Luso. Tiago Ângelo começou por recordar um dos momentos mais marcantes, a subida à 2ª divisão nacional, em 1989, no famoso encontro com o Benfica para a Taça de Portugal, em Águeda. “Foram períodos altos do nosso clube, muitos atletas da terra e muita gente a assistir aos jogos no campo”, disse. Por outro lado, são 75 anos marcados também por períodos mais difíceis, desde a falta de apoios, a falta de verbas, mas também a diminuição de atletas devido à pandemia, ficando o clube reduzido a 3 ou 4 escalões de formação.

“Felizmente temos o programa de apoio às associações desportivas da Mealhada que é atribuído com base no número de atletas de formação e de seniores que temos no clube. Contamos também com a ajuda da Junta de Freguesia e uma ajuda da antiga Águas de Luso. Mas sim, deixámos de ter aqueles apoios que tínhamos das várias entidades e empresas da freguesia, ou até mesmo do concelho”, referiu. Ainda assim, Tiago Ângelo sublinha que mesmo com alguns contratempos tem havido o esforço de recuperar aquilo que o clube deseja. “A aproximação às gentes da nossa terra, às gentes do Luso, o poder ter atletas formados no Luso e o sentir a camisola e o amor à camisola. Que é algo que desapareceu nas ultimas décadas”, disse.

O Clube Desportivo de Luso tem como objetivos formar uma nova direção, de modo a deixar de trabalhar como comissão administrativa e, assim, ter mais pessoas a ajudar. Recuperar os vários escalões de formação que tinham anteriormente é outra das ambições e, na próxima época, contam não só com o regresso de alguns antigos atletas, mas também de treinadores, para tornar possível constituir cinco ou seis escalões de formação.

Os novos balneários já estão em fase de construção e o clube espera que a modernização das instalações ajude a cativar mais gente, quer para praticar o desporto, como para ajuda na associação.