Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Andy Scotch assinala 20 anos de carreira no mundo do rap


tags: Música, Mealhada Categorias: Cultura quarta, 06 abril 2022

Andy Scotch (ou André Carvalho, como é o seu verdadeiro nome) assinala este ano 20 anos de carreira no mundo do rap, mundo esse que o cativou quando tinha apenas 10 anos. Agora, com 33, o mealhadense conta com quase 2 milhões de visualizações no YouTube, mais de 20 mil seguidores em todas as redes sociais, 4 nomeações para o International Portuguese Music Awards (Prémios Internacionais de Música Portuguesa) e já percorreu 10 países europeus, entre eles Suíça, Alemanha, França, Luxemburgo e Inglaterra.

Foi aos 10 anos que começou a escrever e a fazer as primeiras gravações com um gravador de cassete e, três anos depois, o sonho dava lugar aos primeiros passos de uma carreira. “A partir dos 13 anos começou a ser tudo mais sério. Comecei a conseguir fazer algumas pequenas atuações e foi também nessa altura que arranjei um computador e comecei a gravar em CD’s. Com os meios que tinha, na altura, comecei a aprender sozinho a mexer em trabalho de produção para conseguir produzir as minhas próprias músicas”, adiantou o artista.

É Andy Scotch que escreve as próprias letras, caracterizadas por serem músicas motivacionais que abordam a saúde mental, mas também o humor. “Basicamente nas minhas músicas eu falo sobre mim, de acordo com a minha vida e como de qualquer ser humano. Tanto há musica de festa e de humor, como música de revolta. No fundo, trata-se de todo o envolvimento dos sentimentos que o ser humano pode ter”, partilhou o rapper que, com o seu trabalho, pretende inspirar e motivar o seu público.

Em 2006 começou a partilhar vídeos de improviso e músicas no Youtube, onde se afirmou como rapper com o pseudónimo MC Fly. O primeiro sucesso surgiu em 2009, com a música “Escuta o teu coração” que já em 2019 foi relançada e é um dos temas que marca a adolescência dos seus fãs. Outro tema que o artista destaca é “Monsters”, lançado em 2018 e com mais de 14 mil visualizações no Youtube, que fala sobre a depressão. O primeiro álbum foi lançado em 2012, intitulado “Referência” e reuniu um conjunto de músicas originais. O rapper está agora a gravar o próximo álbum no seu próprio estúdio, em Águeda, onde também grava e produz para outros artistas.

Para assinalar os 20 anos de carreira, Andy Scotch tem já espetáculo marcado para outubro, no Cineteatro Messias, no qual vai subir ao palco juntamente com a Orquestra Filarmónica Pampilhosense e um grupo de dança.

“Espero que tudo corra bem para poder dar o meu melhor trabalho às pessoas, quer com espetáculos, como com videoclipes e música. O que mais quero é continuar o meu sonho, continuar com a minha carreira e, ao mesmo tempo, continuar a divulgar o nome da Mealhada porque é algo que faço sempre referência a qualquer lado que eu vá”, sublinhou.  

 

*Fotografia tirada por Rui Marques