Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Antonino José Rodrigues Vidal | Opinião


tags: Alice Godinho Rodrigues Categorias: Opinião quinta, 21 abril 2022

Antonino José Rodrigues Vidal, filho de Manuel José Rodrigues Vidal (da Silveira) e Maria Clara Rita de Campos nasceu em Moita -Anadia em 5/09/1808 e faleceu no Travasso (Vacariça) em 18/11/1878.

Licenciado pela Universidade de Coimbra em 1837 em Filosofia, jubilou se em 1870. Foi decano e diretor da Faculdade de Filosofia, Diretor do Gabinete de Zoologia e Diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Para além do cargo de Diretor, em 1950 coligiu o índice das plantas do Jardim Botânico e escreveu o Tratado elementar de Botânica Filosófica.

Foi redator de 2 jornais o Grito Nacional e do Liberal do Mondego. Politicamente, posicionou-se aos lados dos liberais e integrou o batalhão académico em 1828. Posteriormente foi banido da Universidade pelo governo legitimista.

Foi deputado por 2 vezes às cortes pela Figueira da Foz e condecorado com a Ordem de Cristo e a Ordem da Rosa do Brasil e presidente da Câmara Municipal da Mealhada. Sua filha Luísa Amélia Romão/de Gusmão de Campos Vidal foi a primeira mulher de Bernardo Maria Toscano de Figueiredo e Albuquerque, empresário agrícola e politico, 1.º Visconde de Valdoeiro e proprietário da casa do Valdoeiro.

Alice Godinho Rodrigues