Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Taxista pampilhosense aposta num carro 100% elétrico e torna viagens mais sustentáveis


tags: Pampilhosa Categorias: Especial quinta, 21 abril 2022

A pampilhosense e taxista Andreia Morgado, proprietária do Táxi Morgadinha com praça em Barcouço, adquiriu recentemente um veículo 100% elétrico, tornando-se assim a primeira taxista do concelho da Mealhada e uma das primeiras do país a apostar na mobilidade sustentável e a atingir a neutralidade carbónica. Num dia normal faz cerca de 300 quilómetros e, garante, “foi o momento certo e oportuno, quer pela questão da guerra, como pela evolução dos combustíveis”, para adquirir o Hyundai Ioniq 5 que, além de amigo do ambiente, “é um carro bastante confortável e o seu fabrico é com materiais ecológicos e sustentáveis, retirados dos oceanos”.

A partida para uma profissão ao volante, com o transporte de passageiros entre cidades, começou em 2014. Licenciada em Ciências da Informação, mas desde sempre a trabalhar como responsável da FNAC, em Leiria, e a morar na Pampilhosa, a empresária explica que começou a ser muito dispendioso, cansativo e não tinha tempo para estar com os seus filhos. Foi então que surgiu a oportunidade de comprar a praça de táxis em Barcouço. “Já tinha um carro, um Mercedes, e adaptámo-lo a táxi. Depois com o evoluir do tempo comecei a ver os gastos e apercebi-me que realmente gastamos muito em gasóleo. E o carro também já não era propriamente novo que gastasse pouco e fizesse poucas emissões, apesar de estar de acordo com a lei de transição do carro”, começa por contar Andreia, destacando que foi nesse momento que se questionou: “Porque não passar a um carro elétrico?”. “Também há Fundos Ambientais neste momento, já desde 2017, no sentido de incentivar os táxis e os transportes de pessoas e de mercadorias a avançar com esta estratégia. Em 2017 ainda havia pouca escolha, mas recentemente encontrei aquilo que ia ao encontro das necessidades, uma vez que faço muitos quilómetros por dia e não podia ser um carro com pouca autonomia”, avançou.

Com um novo carro também surgem adaptações e, apesar do investimento, a taxista realça que após o mês de março já conseguiu fazer uma avaliação e “a poupança é brutal”. “Não se compara aquilo que eu gastava em gasóleo num mês normal, para aquilo que eu gasto em eletricidade. Além de que de 4 em 4 meses tinha que mudar os filtros de óleo e do gasóleo. Gasto em eletricidade sim, mas como até somos uma família numerosa temos alguns descontos associados”, explicou.

Por outro lado, se um carro a gasóleo pode demorar apenas cinco minutos a abastecer, um carro elétrico exige outra gestão de tempo, “mas é tudo uma adaptação”. “Durante a noite carrego o carro em casa. Se me surgir um serviço para Lisboa, por exemplo, eu sei que tenho que ter pelo menos meia hora para um carregamento rápido e aqui na Mealhada temos no Lidl, em Coimbra temos no Fórum e já temos alguns postos facilmente acessíveis. É tudo uma questão de gestão de tempo e de nos adaptarmos. Quando há vontade tudo se faz”, concluiu.  

Com este salto no seu negócio, Andreia Morgado partilha ainda que em termos pessoais a vida da família também mudou e são cada vez mais as preocupações com o que consomem e até mesmo com o plástico. “Acho que temos que nos começar a mentalizar que é necessário dar a volta e mudarmos hábitos. E se cada um fizer alguma coisa, com pequenos passos, já estamos a contribuir para um mundo melhor”, concluiu.

 

Táxi Morgadinha – Andreia Morgado
Sede: Barcouço

Contacto: 918 762 725

Andreia Morgado encontra-se credenciada com o Certificado de Aptidão Profissional de Motorista de Táxi e preza por um serviço de excelência, desde o atendimento à segurança rodoviária.