Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Empreendedores da Mealhada podem contar com programa de apoio à criação de negócios


tags: Apoios, Projeto, Mealhada quinta, 05 maio 2022

Os empreendedores da Mealhada que queiram criar o seu próprio negócio podem candidatar-se, até dia 15 de maio, ao programa de aceleração "Região de Coimbra Empreende +, um projeto que contempla a atribuição de prémios e bolsas e a criação de concursos e que tem como objetivo desenvolver um programa de sensibilização e estímulo para o empreendedorismo.

Focado em apoiar o desenvolvimento de ideias de negócio, particularmente as que resultem das áreas do conhecimento, da tecnologia e/ou das indústrias criativas, o objetivo deste programa, da iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e do Instituto Pedro Nunes, passa por promover workshops de disseminação do projeto nos 19 municípios, sensibilizando 1000 potenciais empreendedores, desenvolver duas edições de um “programa de aceleração” de novas iniciativas empresariais no território e apoiar a criação de novas empresas. A ideia é também disponibilizar “bolsas” para jovens empreendedores licenciados, mestres ou doutorados, de 700 a 1200 euros por mês, durante seis meses, promover um concurso regional para incentivar o aparecimento de projetos de empreendedorismo criativo e atribuir “prémios” financeiros de valor até 5000 euros por projeto para distinguir as melhores ideias de negócio. O projeto conta, também, com uma rede de Agentes Locais de Empreendedorismo (ALE), que assumem um papel central no interface entre o projeto e os empreendedores do seu território, contando a Mealhada com dois ALE.

São potenciais empreendedores não só jovens, qualificados, com predisposição para empreender, que se encontrem empregados ou desempregados, mas também população adulta, residente num dos 19 municípios que compõem a CIM-RC.

O arranque da apresentação/lançamento do programa de aceleração “Região de Coimbra Empreende +” aconteceu na Mealhada, no dia 19 de abril, estando, agora, a decorrer, até dia 15 de maio, as inscrições na 1.ª edição, através do preenchimento do formulário https://forms.gle/kfDxm14XZwTZs3id9.

No Município da Mealhada, os interessados em concorrer ao programa podem contar com a ajuda do Espaço Inovação, bastando, para tal, dirigir-se a este equipamento municipal, situado na Avenida Cidade de Coimbra, n.º 51.