Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Região de Coimbra Empreende+ apresentado em Cantanhede


tags: Cantanhede, Cantanhede Categorias: Região terça, 10 maio 2022

Duas dezenas de empreendedores do concelho de Cantanhede participaram ontem na apresentação do projeto "Região de Coimbra Empreende+", que decorreu no Biocant Park.

Dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) em parceria com o Instituto Pedro Nunes, a ação visou apresentar este programa de sensibilização e estímulo para o empreendedorismo na região, através de duas ações do programa de aceleração de ideias, a primeira das quais a decorrer até ao próximo 15 maio, para formação, capacitação e mentoria de 25 projetos nos 19 concelhos da CIM-RC.

Presente na sessão esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, que aproveitou para elogiar “a participação de todos os presentes, designadamente os jovens, sobretudo pela ousadia de saírem da vossa zona de conforto e arriscarem”. Para o autarca, "este programa é um verdadeiro estímulo ao empreendedorismo qualificado e criativo de âmbito regional do maior interesse, pois pretende capacitar os empreendedores a tornarem as suas ideias em oportunidades de negócio em todos municípios que integram a CIM-RC". 

O edil camarário sublinhou ainda que "para além de apoiar o surgimento de novos conceitos e ideias de negócio, este projeto prevê ainda um forte apoio no desenvolvimento e na concretização das mesmas, o que é fundamental para o êxito de quem quer empreender. Por todas estas razões, o "Região de Coimbra Empreende+" apresenta-se como uma excelente oportunidade para os futuros empreendedores criarem o seu próprio futuro”.

Em representação do Instituto Pedro Nunes Incubadora esteve Alexandre Almeida, que caracterizou o "Região de Coimbra Empreende" como “um projeto que pretende apoiar os empreendedores do território para passar as suas ideias do papel para a execução” através de um “programa de aceleração de ideias de negócios, que comtemplará formação on-line combinada com alguns momentos presenciais e com formação em grupo dedicada a esta iniciativa”.

O gestor de projetos desafiou “os empreendedores do território que têm ideias e que as querem ver transformadas em negócios a candidatarem-se, independentemente da sua da sua idade, do seu crédito ou nível de qualificação”.

Por outro lado, Ricardo Nunes, representante da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra relembrou que “este projeto terá duas edições do programa de aceleração de ideias de negócio. A primeira prevê a seleção de pelo menos 25 projetos e uma outra edição, a acontecer mais para o final do ano, que contemplará também outros 25 projetos candidatos. O que pretendemos é que as pessoas se apressem e que se candidatem já nesta primeira fase”, porque o responsável acredita que “a segunda fase vai ser ainda mais concorrida e por isso a probabilidade de serem selecionados agora é manifestamente maior, na certeza que terão uma segunda opção mais à frente”.

Recorde-se até ao próximo dia 15 de maio encontra-se a decorrer a fase de candidaturas para o primeiro programa de aceleração de ideias, através do link https://forms.gle/kfDxm14XZwTZs3id9.

Este projeto visa o apoio ao desenvolvimento de ações de capacitação para o estímulo ao espírito empresarial, para a criação de novas empresas, para a inovação, internacionalização, e para a prospeção e acesso a novos mercados, com competências especificas e complementares: conhecimento do território e apoio a empreendedores.

O “Região de Coimbra, Empreende+ prevê ainda várias ações num modelo de aprendizagem misto, com sessões presenciais e webinars que incidirão em temas chave para os potenciais empreendedores, como a planificação de negócio, o marketing ou a operacionalização da produção.