Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Centro Recreativo de Antes: há 85 anos a formar atletas


tags: Desporto, Desporto, Antes Categorias: Especial segunda, 16 maio 2022

O Centro Recreativo de Antes assinalou no passado dia 11 de maio 85 anos de sucessos, memórias, desafios e objetivos. Os festejos, esses ficaram para ontem com um convívio entre atletas, sócios e todos os agentes que levam o trabalho do clube avante. Carlos Alves, presidente, e António Mesquita, presidente da assembleia, estiveram à conversa com o nosso jornal, onde partilharam o balanço destes anos, as conquistas, mas também os desafios que o clube tem vindo a enfrentar. O clube surgiu em 1937 “da vontade de vários amigos em fazerem sobretudo uma equipa de futebol”, mas ao longo do tempo foi mais além. Atualmente é composto pelas modalidades de Futebol, incluindo formação, e Hóquei em Patins Feminino, que compete no campeonato nacional. Anteriormente à pandemia, tinha ainda Basquetebol que terminou devido às restrições impostas dos tempos vividos. No total, reúne cerca de 50 a 60 atletas e perto de 200 sócios.

Apesar de um “balanço difícil” face a todos estes anos, António Mesquita considera que “acaba por ser gratificante”. “Termos atividade desportiva e física, dá saúde às pessoas, distrai as pessoas e é um ponto de encontro dos amigos na realização de jogos. É bom e deve continuar. O balanço terá que ser positivo. Há altos e baixos, como tudo”, justificou. E, para o presidente da assembleia do clube, independentemente dos marcos mais positivos ou mais negativos, todos eles são fundamentais para o desenvolvimento humano e formativo. “Todos eles são importantes. Alguns pela negativa, mas aprende-se sempre alguma coisa e dá a oportunidade de corrigir. E, depois, há aqueles que nos dão alegrias, como uma subida de divisão ou quando ganhamos. E quando não ganhamos também, como este ano, que foi um ano menos bom porque descemos de divisão, portanto, é um marco negativo, mas vamos fazer para que não se volte a repetir. Faz parte”, acrescentou.

O Centro Recreativo de Antes encontra-se agora na segunda divisão distrital e, de acordo com António Mesquita, o maior desafio continua a ser “arranjar meios para a atividade prosseguir”. “E quando digo meios, falo sobretudo de dinheiro e de pessoas disponíveis para ajudar e trabalhar. Ser sócio não basta. É preciso ser sócio e é preciso haver quem ajude, quem faça, quem no dia a dia faça as coisas acontecer e, por isso, essas são as maiores dificuldades”, avançou. Para o presidente do clube, Carlos Alves, os projetos futuros continuam a ser os mesmos de há três anos: “Queremos fazer os balneários da formação, ou seja, reconstruir os velhos, e ampliar a bancada, fazendo uma bancada VIP. E melhorar a iluminação do campo”, avançou, no qual o presidente da assembleia acrescentou que “manter as equipas, em termos desportivos” é também um dos objetivos da direção.

“Estes 85 anos representam um grande esforço de todos os associados”, adiantou o presidente, Carlos Alves. Para António Mesquita, “significa dar continuidade a um legado que foi deixado”. “Significa que é um ponto de união, de confraternização e devemos manter”, disse.

 

Centro Recreativo de Antes inaugurou campo sintético há 5 anos

Foi a 5 de junho de 2017 que o Centro Recreativo de Antes viu o seu campo sintético ser inaugurado, uma infraestrutura que financiada pela Câmara Municipal da Mealhada, cujo investimento rondou os 250 mil euros. Desde aí, o novo Campo Sintético do Centro Recreativo de Antes possibilitou a melhoria de condições para a equipa de futebol sénior, permitindo também o desenvolvimento de futebol a nível dos escalões de formação.

 

85 anos foram assinalados a rigor ontem

O assinalar deste número redondo foi, este ano, de uma forma especial. O Centro Recreativo de Antes espera que seja o início de um novo capítulo do clube e, por isso, ontem, dia 15, o Campo das Ferrugens recebeu um convívio com bar permanente e ainda a presença do Dj Nuka.