Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Penacova: Artistas locais vão atuar em todas as freguesias do concelho de maio a setembro


tags: Penacova, Penacova, Música Categorias: Região segunda, 16 maio 2022

A Câmara Municipal de Penacova vai promover, em maio, junho, julho e setembro de 2022, oito espetáculos musicais, em oito aldeias, com oito grupos/artistas locais. O programa cultural, designado de “Há festa na aldeia”, é de acesso gratuito e conta com o apoio das oito uniões/juntas de freguesia do concelho.

“É um programa de animação que pretende ‘unir as pontas’, levando artistas de umas freguesias a atuar noutras freguesias, promovendo, através da música, a união do povo, a cooperação e a sã convivência entre todos os munícipes”, explicou o presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra, hoje, na conferência de Imprensa de apresentação do “Há festa na aldeia”.

O autarca considera essencial “descentralizar a cultura no concelho de Penacova”. “Todas as pessoas, independentemente da sua área de residência, têm direito a ter livre acesso a espetáculos culturais. E todos os artistas da nossa terra também devem ter oportunidade de mostrar publicamente o que tão bem sabem fazer. Este programa cultural, idealizado e produzido pela Câmara Municipal, procura juntar todos esses interesses, oferecendo aos munícipes das aldeias
mais recônditas espetáculos com os valores da nossa terra”, explicou Álvaro Coimbra. O presidente da Câmara de Penacova, que exerce o cargo há pouco mais de meio ano, promete realizar o programa “Há festa na Aldeia”, todos os anos, na altura do verão, sempre em locais diferentes e, na medida do possível, com protagonistas (grupos e artistas) diferentes.

Todos os espetáculos deste programa cultural decorrerão ao domingo, com início às 17h, e terão a duração de cerca de 60 minutos. A iniciativa é da Câmara de Penacova, mas em cada freguesia a produção dos eventos será apoiada pelas respetivas juntas/uniões.

Programa
O programa cultural será inaugurado dia 29 de maio, nos Fornos da Cal, em Casal de Santo Amaro, na freguesia de Penacova, com a fadista Mariana Assunção.

No dia 5 de junho, será a vez do Grupo Cantar Travanca do Mondego atuar no Largo das Alminhas, em Agrêlo, na freguesia de Figueira de Lorvão. Já o Coro Vox et Communio irá atuar, dia 19 de junho, no Largo de São Sebastião, no Roxo, freguesia de Lorvão.

Em julho, no dia 3, o Grupo de Concertinas do Caneiro dará um espetáculo no Largo da Igreja, em Friúmes, no território da União de Freguesias de Friúmes e Paradela. E no domingo seguinte, dia 10, será a vez da Filarmónica da Casa do Povo de Penacova dar um concerto no Parque Infantil de Travanca, em Travanca do Mondego (União das Freguesias de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego). A programação de julho encerrará, dia 24, com o grupo de Cavaquinhos da Rebordosa, num espetáculo a decorrer na Associação do Cerquedo, em Cerquedo, freguesia de Carvalho.

Já em setembro, no dia 11, a Filarmónica Boa Vontade Lorvanense dará um concerto junto à Casa de António José de Almeida, em Vale da Vinha (União de Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego).

O programa “Há festa na aldeia” encerrará, dia 18 de setembro, com a fadista Joana Barra, num espetáculo a decorrer no Largo Principal, em Cácemes, freguesia de Sazes do Lorvão.