Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Grémio de Instrução e Recreio, Pampilhosa - Mealhada | Opinião


tags: Alice Godinho Rodrigues Categorias: Opinião quinta, 02 junho 2022

Recordando uma infância em que a Pampilhosa nos abrigava para nos dar algo de muito importante com reflexos numa vida futura, não podemos deixar de fazer referência  ao GIR (Grémio de Instrução e Recreio) que presentemente está reduzido a algumas memórias.

A construção de um Cine Teatro na Pampilhosa surgiu, mais uma vez, pela iniciativa de Joaquim da Cruz e de um grupo de Pampilhosenses entre os quais Paul Bergamin que cedeu os terrenos para a construção do edifício. Foi constituída uma sociedade por ações que passou a deter o edifício.

A passagem pelo Cine Teatro de grandes companhias de teatro de Lisboa e Porto deve-se à proximidade da estação dos caminhos de ferro. A par da atuação das grandes companhias, realizavam -se peças de teatros representadas pelas companhias locais, bailes e pequenos concertos.

Em 1924 foi criada a Empresa Cinematográfica Portuguesa que iniciou a projeção regular de filmes. Uma das primeiras tentativas de projeção foi uma adaptação de “OS MISERÁVEIS” de Albert Capellani.

Ultrapassadas as dificuldades técnicas, projetou-se em  1925 o primeiro filme “O AVISO NA PORTA” protagonizado por Norma Talmadge. Outros grandes filmes se seguiram, fazendo parte das memórias de muitos  Pampilhosenses as matinés e as noites de cinema na Pampilhosa.

Em 1986 suspenderam-se as exibições de filmes e no ano seguinte os proprietários do Cine Teatro abdicaram dos seus direitos para formar uma nova associação.

Consultámos algumas escrituras datadas de 27/02/1987, e as folhas 85 e seguintes do livro de escrituras diversas número 71-B do Cartório Notarial da Mealhada, referem-se à constituição por tempo indeterminado de uma associação cultural e recreativa denominada Grémio de Instrução e Recreio com sede na Vila e freguesia da Pampilhosa, do concelho de Mealhada, tendo por objeto a dinamização cultural, estimular o desenvolvimento das atividades artísticas e contribuir para o aproveitamento dos períodos de lazer e tempos livres da população em geral.

Poderão ser admitidos como associados pessoas coletivas e singulares que se inscrevam, aceitem os estatutos e regulamentos, sob proposta de um associado no pleno dos seus direitos, competindo à Assembleia Geral a sua suspensão ou demissão, nos casos devidamente justificados.

Os associados obrigam-se ao pagamento de uma joia inicial e de uma quota mensal a definir e passível de alteração pela Assembleia Geral.

Para terminar referimos como outorgantes entre outros Abel Correia Godinho, João de Matos Oliveira e Edmundo Duarte Carvalho, naturais da freguesia da Pampilhosa.

Verificar : Cartório Notarial da Mealhada, 27/02/1987

Alice Godinho Rodrigues