Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

''Bandeira Azul'' hasteada nas praias fluviais de Penacova


Categorias: Região segunda, 20 junho 2022

As duas praias fluviais do concelho de Penacova - Reconquinho e Vimieiro - têm hasteadas, a partir de agora, as bandeiras “Azul" e "Praia acessível para todos” e ostentam também o selo “Qualidade de ouro”.

Para além do reconhecimento da qualidade geral das duas praias, a “Bandeira azul" simboliza igualmente o cumprimento de requisitos que vão desde a qualidade da água, à segurança do local, passando pela educação e gestão ambiental e pela existência de equipamentos de apoio de qualidade. Já a bandeira de “Praia Acessível para Todos” é um galardão que confirma a existência de condições para que os utentes com mobilidade condicionada possam também desfrutar destas zonas balneares, estacionamento reservado, acesso pedonal, passadeiras no areal e sanitários adaptados. Quanto ao selo “Qualidade de Ouro”, trata-se de um galardão, atribuído pela QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza, que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, mas que tem também em conta a forma como decorreu a última época balnear. A Praia Fluvial do Vimieiro, que recentemente foi alvo de um investimento da autarquia penacovense e da união das freguesias local, hasteou também, pelo segundo ano, a bandeira pertencente à Rede de Praias Fluviais das Aldeias de Xisto.

Magda Rodrigues, vereadora da Câmara de Penacova com o pelouro das Praias Fluviais, destaca o investimento do Município na “melhoria das condições de segurança e socorro da Praia Fluvial do Reconquinho”, através da aquisição de uma casa de madeira, que reúne melhores condições de apoio aos nadadores-salvadores, enaltecendo ainda que, “as nossas praias fluviais são cada vez mais um forte cartão de visita, onde a segurança e o bem-estar devem estar sempre em primeiro lugar”. A autarca, que esteve presente na cerimónia de hastear as bandeiras, no passado sábado, dia 18, destacou ainda o trabalho dos colaboradores da Câmara, que todos os anos fazem a ponte de madeira no Reconquinho.

As referidas cerimónias oficiais contaram com a presença dos membros do Executivo da Câmara Municipal de Penacova, presidentes das juntas de freguesia, deputados municipais, operadores turísticos locais, nadadores-salvadores e Agência Portuguesa do Ambiente – ARH Centro, entidade que faz a verificação dos critérios de qualidade para atribuição do galardão.