Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Cantanhede: Quatro praias e piscina natural de Ançã com ''Qualidade de Ouro''


tags: Cantanhede Categorias: Região terça, 21 junho 2022

O concelho de Cantanhede viu renovada a classificação de “Qualidade de Ouro 2022” a quatro praias marítimas e fluviais e à piscina natural de Ançã, estatuto atribuído pela Quercus às que apresentaram água excelente nas quatro últimas épocas balneares (2017 a 2020). É esse o caso das praias marítimas da Tocha e do Palheirão, ambas na freguesia da Tocha, das praias fluviais dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, e das Sete Fontes, na freguesia de Ourentã, e da piscina natural de Ançã, todas elas reconhecidas pela observância dos padrões exigidos na avaliação das zonas balneares.

No que diz respeito à Praia da Tocha, foi atribuída a “Qualidade de Ouro 2022”. Desde há 32 anos consecutivos que recebe a Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental, segurança e bem-estar, entre outros aspetos. Os dois galardões serão hasteados amanhã, 22 de junho, pelas 11h, na Avenida Dr. Silva Pereira, atestando assim o integral cumprimento das exigências que estão na base das distinções. 

Também a Praia do Palheirão renova em 2022 o estatuto de Praia Dourada. Situada a alguns quilómetros a norte da Praia da Tocha, esta praia estende-se por vários quilómetros de areais intactos.

Entre as praias fluviais distinguidas, está a dos Olhos da Fervença. Também a praia fluvial das Sete Fontes volta a receber este ano o galardão, o que significa que a qualidade da água cumpre com os requisitos impostos pela Quercus. Situada na freguesia de Ourentã, a praia é alimentada pelos caudais das nascentes que lhe dão o nome e está integrada num parque que possui várias estruturas de apoio, designadamente um parque infantil, um pequeno circuito de manutenção, uma zona de merendas e casas de banho públicas.

Já a piscina natural de Ançã, situada no centro da vila histórica, é alimentada pelo frio caudal da Fonte de Ançã e está em funcionamento durante todo o verão, contando com um nadador-salvador durante a época balnear.

No arranque da época balnear 2022, a Quercus distinguiu 441 praias com “Qualidade de Ouro”, um valor recorde na história deste galardão. No total, foram distinguidas mais 48 praias face a 2021, com a região Centro a registar a maior subida (de 25 praias, equivalendo a um incremento de 85%).