Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Mealhada: Revista cultural sobre o concelho é lançada no próximo mês


tags: Mealhada, Bairrada sexta, 22 julho 2022

É já em meados de agosto que Pedro Miguel Mota, mealhadense e com um gosto especial pela fotografia, vai lançar a “Mealhada-Má Magazine”, uma revista trimestral que será um cartão de visita para conhecer o património cultural do concelho. Nesta primeira edição será possível percorrer várias histórias por entre os 15 artigos, enquanto se folheiam as 60 páginas. Todas as revistas futuras são acompanhadas de um suplemento e, a primeira edição, surpreenderá os seus leitores com um bilhete postal uma pequena pagela e um íman cerâmico.

“A revista Mealhada-Má consiste numa revista cultura em formato pequeno. O conceito é, para já, falar só sobre a cultura e o património do concelho da Mealhada. Ou seja, envolver todas as freguesias e aldeias na revista. A revista será uma espécie de arquivo físico”, começou por revelar Pedro Miguel Mota, confessando que o projeto era para ter sido lançado há mais tempo, mas por “falta de coragem” foi adiado.

Arriscou e juntou o gosto pela fotografia de folclore a um projeto que dá palco à cultura do concelho. Confessou, ainda, que todo o material que já conseguiu daria para uma revista que chegava às 168 páginas, contudo, a falta de verbas e apoios levaram Pedro Miguel Mota a gerir o conteúdo e construir uma primeira edição mais curta.  “Sinto que na Mealhada fala-se mais do resto do que propriamente da cultura popular. Ou seja, fala-se mais do Carnaval, do leitão e da Mata Nacional do Bussaco, quando temos imensas coisas para vender. E é isso que o norte do país faz. Eles aproveitam as histórias das pessoas e tudo o que existe que envolva a população para fazer disso um produto turístico. Porque quem vende o produto interno é quem cá mora e a revista, neste momento, está a ter mais procura externa, inclusive da Galiza, do que cá no concelho”, disse.

“Tornar a revista uma espécie de abrir portas a arquivos e à cultura” é o objetivo, garante o jovem, sendo que as perspetivas futuras passam por, “através do material recolhido junto da população, começar a criar exposições, se houver grande adesão por parte do Município”. “O objetivo da revista é ser uma marca de cultura aqui do concelho da Mealhada e que consiga vender o que não se vende cá”, completou.

A revista está disponível por 6 euros e é possível adquirir junto do próprio ou através das suas redes sociais. O jovem faz um apelo às pessoas singulares e empresas, dentro e fora do concelho, que queiram colaborar monetariamente para a impressão da revista, podendo fazê-lo através do email MealhadaMaMagazine@gmail.com, sendo o nome colocado na secção de apoios.