Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

''Rota das Cigarras'' nas Termas de Vale da Mó e da Curia


tags: Anadia, Anadia Categorias: Região sexta, 05 agosto 2022

O concelho de Anadia recebe, este fim de semana, a “Rota das Cigarras – Histórias e Contos”. Este projeto de narração oral vai realizar-se no Parque das Termas da Curia, hoje (dia 5), a partir das 17h, e nas Termas de Vale da Mó, amanhã (dia 6), igualmente às 17h. A entrada é gratuita. Os contadores de histórias António Fontinha, Cristina Taquelim e Luís Carmelo,protagonistas das duas sessões, prometem “transformar a luz em conto”, tal como, citando o escritor Eugénio de Andrade, “as cigarras transformam a luz em canto”.

O projeto “Rota das Cigarras” foi criado pela cooperativa cultural Chão Nosso, crl. e pela Ouvir e Contar – Associação de Contadores de Histórias com o intuito de criar dinâmicas artísticas nos territórios a partir da memória e da narração, apoiando a salvaguarda de patrimónios humanos e imateriais. Esta iniciativa, que conta com o apoio financeiro da União Europeia – aproximadamente 100 mil euros – foi organizada pelos municípios de Anadia, Tábua e Vagos no âmbito do projeto “Cultura 3 x 4”. Promover a dinamização, a promoção e o desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios, designadamente através da sua qualificação e valorização turística, é o principal
objetivo do projeto.

O “Cultura 3 x 4” apresenta uma programação em rede ao longo de 12 meses, que valoriza e sublinha a importância da multiculturalidade e dos valores patrimoniais e identitários associados aos territórios. Este projeto convida a usufruir do espaço público e a viver experiências marcantes em locais únicos, de forma integrada, inclusiva, segura e universal, aproximando as comunidades locais, atraindo visitantes e trabalhando novos públicos que procuram a diferenciação, a inovação e a qualidade de uma oferta turística e cultural, criteriosamente refletida, criativa, inteligente, sustentável e diferenciadora.

Além da “Rota das Cigarras”, o projeto “Cultura 3 x 4” inclui a realização do evento “Culturas do Mundo”, que se irá realizar a 20 e 21 de agosto, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia. Esta iniciativa irá permitir conhecer outras culturas, nomeadamente do Brasil, de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe, através da música, da gastronomia e das artes plásticas. Anadia será a “cultura anfitriã” do evento, acolhendo representantes de países com os quais tem cidades geminadas.