Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Recriação do ambiente vivido após a Batalha do Bussaco


Integrada na programação cultural em rede dos “Marcos Históricos: Invasões Francesas – A encruzilhada do Bussaco”, a peça de teatro “Bussaco: da invasão à Constituição”  pretende recriar em três atos o ambiente que se viveu após a Batalha do Bussaco.

 

Mealhada, Mortágua e Penacova são os concelhos que vão receber uma peça de teatro que recria o período que sucedeu à Batalha do Bussaco. A peça de teatro intitulada “Bussaco: da invasão à Constituição” é um espetáculo integrado na programação cultural em rede dos “Marcos Históricos: Invasões Francesas – A encruzilhada do Bussaco”, que tem como objetivo contribuir, a partir da arte pela criatividade, para a promoção social, cultural e económica dos concelhos localizados na Serra do Bussaco.

A peça de teatro estará dividida em três atos e dividida também pelos três concelhos.

O primeiro ato, intitulado “Renascer”, tem lugar na praça do município de Mortágua, a dia 27 de agosto, às 21h30, será apresentado pelo TEM-Teatro Experimental de Mortágua.

A 3 de setembro, o segundo ato da peça realiza-se em Penacova. “Guerra dos dois irmãos” é encenado no mirante Emídio da Silva, a partir das 21h30, e será apresentado pelos atores do Grupo de Teatro Partículas Soltas. 

O último ato da peça “Bussaco: da invasão à Constituição", denominado "Há mesa", está marcado para dia 18 de setembro no Cineteatro Messias, na Mealhada, a partir das 17h30.

No dia 24 de setembro, a peça será encenada na totalidade no Bussaco, a partir das 21h30.

Com produção da Associação Escolíadas, os atos que vão ser apresentados em Mortágua e Penacova são encenados pela Sandra Henriques do Teatro Molinum, o ato que será apresentado na Mealhada pela Aguarela de Memórias, Oficina de Teatro do Cértima e pelo Grupo de Teatro de Santa Cristina, 

A entrada para os quatro eventos culturais é livre e gratuita.