Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Campanha de vacinação contra covid-19 já começou


tags: Saúde, Saúde, Campanha, Mealhada, Covid-19 Categorias: Saúde quinta, 08 setembro 2022

No dia 7 de setembro, ontem, iniciou-se a campanha outono-inverno de vacinação contra a covid-19, em Portugal. De acordo com a anterior Ministra de Saúde Marta Temido, no momento do anúncio da campanha de vacinação, “Vamos enfrentar um novo período, onde os vírus respiratórios e as temperaturas mais baixas tendem a agudizar as patologias dos mais vulneráveis”, pelo que “esta é a fase de proteger os mais vulneráveis”.

Como aconteceu nas campanhas de vacinação anteriores, foi solicitado ao Município a disponibilização de funcionários durante os fins-de-semana, para que se juntam aos profissionais afetos ao Centro de Saúde local.

Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, as campanhas iniciam-se “na lógica da proteção dos mais vulneráveis, começarão com a vacinação nos lares, na rede de cuidados continuados e em pessoas com 80 ou mais anos”. Depois passar-se-á para “as pessoas com 70 ou mais anos e, cerca de um mês depois, as pessoas com mais de 65 anos”.

O SNS também prevê a administração das vacinas contra a gripe e a covid-19 a pessoas com mais de 18 anos com doenças graves, profissionais de saúde e utentes de lares e unidades de cuidados continuados. “Todas as pessoas elegíveis deverão estar vacinadas em dezembro”.

António Jorge Franco, Presidente da Câmara da Mealhada, explicou o apoio que a autarquia prestará, “foi-nos solicitado apoio à vacinação, que acontecerá aos sábados e domingos no Centro de Saúde da Mealhada”. A campanha de vacinação acontecerá com o auxílio dos funcionários afetos à Piscina Municipal da Mealhada, que ficaram encarregues pelo secretariado, uma vez que a infraestrutura estava, e ainda se mantém, em obras.

Os utentes serão contactados para a vacinação através de chamada telefónica ou por mensagem.