Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Bienal de música e doçaria conventual animam Mosteiro de Lorvão


tags: Penacova Categorias: Região, Cultura quarta, 14 setembro 2022

A Câmara Municipal de Penacova vai promover, em outubro de 2022, a 1.ª edição da Bienal Internacional de Música do Mosteiro de Lorvão, a 1.ª edição da Mostra Nacional de Doçaria Conventual de Lorvão e cinco palestras.

O primeiro concerto da Bienal Internacional de Música irá ocorrer no dia 1 de outubro, às 21h30, e estará a cargo do artista italiano Silvano Rodi, organista oficial da Igreja Mónaco "St. Devote". No dia 8, às 21h30, será a vez da organista Liliana Duarte dar um concerto no órgão de dois mil tubos.

No dia 15, entre as 19h e as 20h30 e entre as 21h30 e as 23h, haverá um Encontro Internacional de Coros com as presenças do Coral Divo Canto (anfitrião), Coral Polifónica San Mamede de Zamans (Galiza, Espanha), Coral Hora Ludens (Madrid, Espanha), Coral Polifónica de Bergantiños (Corunha, Espanha), Orfeão de Portalegre (Portugal) e Orfeão de Castelo Branco (Portugal).

No dia 16, às 18h, o programa prossegue com um concerto a cargo dos professores da Escola de Artes de Penacova. No dia 22, às 21h30, haverá um concerto no órgão de tubos com Sérgio Silva. No dia 23, às 16h30, está previsto um concerto com alunos dos conservatórios de música de Coimbra e de Aveiro e da Escola de Artes de Penacova. O programa da bienal terminará, dia 30, às 17h, com a Filarmónica Boa Vontade Lorvanense.

Quanto à Mostra de Doçaria Conventual, que irá decorrer, nos dias 15 e 16 de outubro, nos claustros do Mosteiro de Lorvão, estão confirmadas as presenças de duas dezenas de doceiros provenientes dos locais mais emblemáticos em matéria de doçaria conventual, entre o Minho e o Alentejo, designadamente de Évora, Portalegre, Alcobaça, Tentúgal, Aveiro, Arouca, Lamego, Braga, entre outros.

O presidente do Município de Penacova lembra que estarão presentes, “como não podia deixar de ser”, os doces que tiveram origem no mosteiro, como são os casos das nevadas e dos pastéis de Lorvão, mas sublinha a importância de poder contar, nesta mostra de dimensão nacional, com o melhor da doçaria conventual de todo o país.

Quanto aos workshops, o primeiro ocorrerá no dia 15 de outubro, às 16h, subordinado ao tema “Como fazer palitos”. O dinamizador será o Grupo Etnográfico de Lorvão. No dia seguinte, às 15h, haverá a palestra “Volta ao mundo do órgão”, a cargo da professora Susana Cabral (Escola de Artes de Penacova). Uma hora depois, a Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão promoverá o workshop, “Como fazer botelhada”. A doceira Emília Peres irá confecionar este doce, ao vivo, e esclarecer todas as dúvidas do público. No dia 22, às 16h, a Rede de Bibliotecas de Penacova será a responsável pela palestra “Cultura e Património: novos olhares - Movimento 14/20”. O ciclo de palestras/workshops encerrará, dia 23h, às 15h, com a instrumentista Susana Cabral a falar sobre a “História do órgão do mosteiro”.

Todos estes eventos serão de entrada livre.