Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Guilherme Duarte entrevistado sobre os projetos para a Mata Nacional do Bussaco


tags: Mata do Bussaco , Bussaco Categorias: Região sexta, 16 setembro 2022

O Presidente da Fundação da Mata do Bussaco (FMB) foi entrevistado, pelo Jornal da Mealhada, onde explicou quais os projetos para os cinco anos de mandato, quais as suas bandeiras e as suas preocupações para a gestão do Cerco do Antigo Convento dos Carmelitas Descalços da Província de Portugal, como antigamente se chamava.

Uma das principais bandeiras deste quiénio é que a Mata Nacional do Bussaco (MNB) se torne, definitivamente, património da UNESCO, “Neste momento estamos na lista indicativa, os processos estão a decorrer, mas não com a celeridade que nós gostaríamos. Já foi escolhida uma nova equipa de acompanhamento para condução dos trabalhos. Estamos esperançosos”, explica Guilherme Duarte.

Outra das bandeiras é a resolução do problema da concessão do Palace Hotel do Bussaco, “Estão a ser ultimados os procedimentos do concurso internacional para a concessão, daí virá uma boa receita”. O Presidente da FMB deixa claro que como haverá uma renda durante 50 anos, irá permitir “um estofo financeiro diferente do que existe de momento”.

A requalificação de alguns locais emblemáticos é outra preocupação de Guilherme Duarte, como as cavalariças, as garagens do Palace Hotel, o muro que circunda a mata, “os caminhos, as portas de entrada, as casas de guarda”. Guilherme Duarte afirma que para esta recuperação é necessário muito dinheiro, “precisamos de apoios do Estado, do Município, privados, porque a visitação é muito boa. Estamos muito satisfeitos com o número de serviços que estamos a fazer, mas queremos mais. Queremos mais serviços, queremos atrair mais gente à Mata Nacional”.

Em relação ao turismo, o Presidente da FMB descreve agosto como sendo “o melhor mês de sempre desde que existe mata. Foi o mês em que vendemos mais serviços, foi muito bom para a MNB”. Comparativamente a 2019, houve um aumento de 20%.

Guilherme Duarte deseja que a MNB esteja o mais apetecível, para os visitantes. “Na Mata Nacional do Bussaco podemos ter turismo militar, turismo religioso, turismo natureza, podemos conciliar várias atividades para tentar acabar ao máximo com a sazonalidade da mata”, expõe.

Para ler a entrevista completa adquira o seu jornal impresso.