Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Mealhada e Penacova partilham tratores e alfaias para proteção do perímetro florestal do Bussaco


tags: Penacova, Mealhada, Mata do Bussaco , Bussaco Categorias: Região terça, 20 setembro 2022

A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, um protocolo com a Câmara Municipal de Penacova que permite a utilização conjunta de maquinaria, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), para salvaguarda do perímetro florestal do Bussaco.

A parceria entre os dois municípios – com a participação do ICNF - traduz-se na utilização de um trator, e respetivas alfaias, que vai aumentar, significativamente, a capacidade de intervenção das equipas de sapadores florestais. O objetivo é “contribuir para a redução da perigosidade de incêndio rural no perímetro Florestal do Bussaco”, cujos limites tocam nos Municípios da Mealhada, de Penacova e de Mortágua, refere o protocolo.

“Tratou-se aqui de encontrarmos uma solução para um problema comum. Estes meios mecanizados são primordiais em determinados tipos de operações dos sapadores florestais e só com a boa vontade da Câmara de Penacova e com a colaboração do ICNF conseguimos chegar esta proposta de partilha de maquinaria”, sublinhou António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.