Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro com programação especial de aniversário


tags: Biblioteca, Oliveira do Bairro Categorias: Região, Cultura terça, 04 outubro 2022

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro apresentou o seu programa de atividades de outubro, que inclui oficinas de promoção do livro e da leitura, com atividades lúdicas e pedagógicas, e, ainda, uma exposição bibliográfica, num mês em que assinala o seu 22.º aniversário.

No dia 14 de outubro, às 15h30, este espaço vai receber a atividade “Histórias de Sonho”, para crianças com idades compreendidas entre 3 aos 10 anos, e que será dinamizada por Sofia Vieira, psicóloga educacional, atriz e contadora de histórias.

Segue-se, no dia 15, às 10h30, uma sessão de “ContArtYoga”, com a instrutura Carla Moreira, um projeto que explora histórias e contos através do yoga e da música, e onde as crianças (dos 2 aos 5 anos de idade) são convidadas a conhecer e desenvolver o seu corpo, as emoções e a criatividade.

A oficina de leitura “Ler tem muita PINTA” está de regresso este mês, com sessões a realizarem-se nos próximos dias 8 e 14 de outubro, às 10h30, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro, e também, nos dias 13 (10h30 e 14h30) e 14 de outubro (10h30), no Polo de Leitura de Oiã. Para estas sessões foram selecionadas as seguintes histórias infantis: “O gato Comilão” (dia 8 - Oliveira do Bairro), “Corre corre, cabacinha” (dia 14 – Oliveira do Bairro) e “Passarelle no zoo” (dias 13 e 14 – Oiã).

De recordar que projeto “Ler tem muita PINTA” foi criado em 2018 pela Biblioteca Municipal, com o objetivo de fomentar o gosto pelo livro e pela leitura entre o público infantojuvenil, incentivar o contacto e o conhecimento de obras de autores diversificados e promover o convívio entre os participantes.

Estas oficinas de leitura encontram-se divididas em dois momentos, estando o primeiro destinado à leitura e interpretação do livro selecionado para o efeito. De seguida, os participantes executam atividades de ilustração, expressão plástica, escrita criativa, entre outras, relacionadas com a obra que acabaram de ouvir.

Outubro conta também com o projeto infantil “Nós e as Histórias… NO PARQUE”, que se vai

realizar no dia 22, às 10h30, no Parque dos Pinheiros Mansos, em Oliveira do Bairro. Esta atividade, baseada no livro “O Cuquedo”, de Clara de Cunha, tem por objetivo incentivar o gosto pelo livro e pela leitura, ao mesmo tempo que promove o contacto das crianças com a natureza.

As atividades da Biblioteca Municipal acima mencionadas encontram-se também abertas a grupos de crianças de escolas e instituições, carecendo de inscrição prévia até ao dia anterior da realização das sessões, através dos contactos bmolb@cm-olb.pt ou 234 732 117.

De referir ainda que ao longo deste mês, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro vai ter patente uma exposição bibliográfica, intitulada “Leituras Mágicas”, e que dará a conhecer aos seus leitores uma seleção livros temáticos, “repletos de magia e fantasia”, a propósito da celebração do Halloween, ou Dia das Bruxas, assinalado anualmente a 31 de outubro.