Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

“Bussaco com História” reinterpreta Mata e dá origem à criação de Brochura – Guião


tags: História, Mata do Bussaco , Bussaco Categorias: Cultura sexta, 07 outubro 2022

'Bussaco com história' foi a produção que encerrou a 'Programação Cultural em Rede – Marcos históricos – Invasões Francesas: A encruzilhada do Bussaco', um programa que uniu os municípios de Mealhada, Mortágua e Penacova em torno do Bussaco, durante mais de um ano. Neste último espetáculo, dezenas de pessoas foram levadas a reinterpretar os locais mais emblemáticos da Mata e será mesmo criada uma brochura – guião para os visitantes do Bussaco.

“Este espetáculo ‘Bussaco com história’ espelha bem o espírito da programação ‘Marcos Históricos’: por um lado, uma vertente de lazer e de cultura imediatos, de espetáculo, mas, por outro, preencheu o objetivo de criar legado cultural pertença do Município, habilitado a voltar a cena, a ser recriado e potencializado em diversas dimensões”, sublinha Gil Ferreira, vereador da Cultura da Câmara da Mealhada em jeito de balanço.

‘Bussaco com história’ é um espetáculo itinerante e interpretativo que levou o público a percorrer os locais mais emblemáticos da Mata do Bussaco, com a teatralização de alguns episódios da história do Bussaco. O guião e representação estiveram a cargo da Caixa de Palco, em parceria com outras associações, e o projeto implica ainda a criação de uma brochura-guião para a Mata.

“Estas duas dimensões são, para nós, importantíssimas: o envolvimento das associações locais, que puderam assim ter acesso a receita na época difícil de pandemia, e a criação de mais valias culturais. Esta brochura é mais um elemento que enriquece a visita ao Bussaco”, sublinha Gil Ferreira.

Já com o projeto ‘Terra Queimada – Invasão e resistência’, também da Programação Cultural em Rede, o Município da Mealhada optou por criar uma coletânea de histórias, oito episódios de histórias sobre as invasões francesas, que foram representadas nos três municípios e que partem de um texto dramático original de que a Autarquia é proprietária e que poderá ser usado, no futuro, por associações ou agentes turísticos. Deu igualmente origem a um e-book, disponível em http://ebookterraqueimada.pt/ e a um filme, realizado por Paulo Fajardo, entre outras iniciativas.

“Julgo termos aqui bases e produtos culturais sólidos para que, no futuro, uma associação ou um agente turístico possam dinamizar e voltar a trazer a cena. Também nesse sentido este foi um projeto de ganhos culturais, conclui Gil Ferreira.

O programa ‘Marcos Históricos: Invasões Francesas – A encruzilhada do Bussaco’ resultou da vontade comum dos municípios de Mealhada, Mortágua e Penacova em promover o Bussaco e a sua história, nomeadamente no que à terceira invasão francesa diz respeito. O programa, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito de Programa Operacional Regional do Centro - CENTRO 2020, ascendeu a 255 mil euros e incluiu um conjunto de iniciativas multidisciplinares e comunitárias de grande dimensão artística e técnica, onde as artes performativas (teatro, música, dança, artes circenses, etc.) se cruzaram para contar a história dos dias antes, durante e depois da grande batalha na Serra do Bussaco contra as invasões francesas, a 27 de setembro de 1810.

Para além da valorização turística dos três territórios e, a uma escala mais macro, de toda a Região de Coimbra, pretendeu, igualmente, fomentar o acesso de novos públicos à cultura e, através dela, eliminar descriminações e assimetrias económicas, sociais, culturais e territórios, concedendo à música esse papel agregador.

Nesse sentido, todas as atividades propostas tiveram um caráter gratuito, como forma de incentivar a participação ativa das comunidades locais e dos visitantes.