Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Câmara assegura fornecimento de refeições nas escolas de Barcouço, Antes e Casal Comba


tags: Casal Comba, Barcouço, Antes Categorias: Região sexta, 14 outubro 2022

A Câmara Municipal da Mealhada conseguiu, neste ano letivo de 2022/ 23, criar condições para assegurar o fornecimento de refeições no interior das escolas que não dispõem de cozinha e refeitório. Os alunos das escolas básicas de Barcouço, de Antes e de Casal Comba já não têm que se deslocar, para fora do recinto escolar, para almoçar.

É uma mudança que afeta algumas dezenas de alunos das três escolas. O Executivo de António Jorge Franco conseguiu criar condições para que as crianças passem a almoçar no recinto escolar, sem ter que se deslocar a outras entidades, como acontecia anteriormente.

Esta alteração obrigou à reorganização do serviço de distribuição de refeições e, no caso de Antes e de Casal Comba, foi possível reorganizar os espaços escolares de forma criar um “refeitório”. Já em Barcouço, a solução passou mesmo pela instalação de um módulo refeitório no recinto escolar.

“Desta forma, conseguimos que estas crianças, estes agregados familiares, tenham as mesmas condições, inclusive financeiras, que existem nas outras escolas do concelho, por exemplo nos centros escolares. Esta foi uma preocupação com que formos confrontados antes de iniciar este ano letivo e, verificando que o modelo anterior não era equitativo, tivemos que mudar o paradigma e estudar as diversas hipóteses até chegarmos até à operacionalização desta solução que, pelo que vejo, satisfaz plenamente as necessidades das crianças”, explicou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, no decorrer de uma visita ao novo refeitório da EB1 de Barcouço.

A EB1 de Casal Comba é frequentada por 33 alunos, a EB1 de Barcouço por 27 alunos e a EB1 de Antes por 12 crianças.