Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Programas Municipais de atividades física para seniores recebem certificação “Reconhecimento pela qualidade de trabalho que realizamos” em Oliveira do Bairro


tags: Desporto, Oliveira do Bairro Categorias: Região, Desporto sexta, 14 outubro 2022

Os programas de atividade física para seniores promovidos pelo Município de Oliveira do Bairro foram distinguidos com a certificação do programa “Município Amigo do Desporto”, esta quarta-feira, 12 de outubro.

Para este reconhecimento, foi tida em consideração a diversidade e qualidade dos programas de atividade física atualmente dinamizados pelo Parque Desportivo Municipal de Oliveira do Bairro, que têm como principal objetivo a promoção de uma vida ativa e saudável aos seus munícipes com mais de 55 anos.

Susana Martins, Vereadora do Desporto do Município de Oliveira do Bairro, que recebeu a distinção durante o XVI Seminário “Programa Município Amigo do Desporto”, realizado em Óbidos, congratulou-se com o “importante reconhecimento pela qualidade do trabalho que realizamos nesta área, especialmente para um público tão importante como é a nossa população sénior”. “Quero partilhar esta distinção com todas as pessoas que colaboram nesta área, pela sua dedicação e pelo cuidado que têm com os nossos seniores, que merecem sempre o nosso melhor”, finalizou a autarca.

Atualmente, a oferta de atividade física do município bairradino para a população sénior é constituída pelos seguintes programas: “Desporto, Saúde e Terapia”, “Hidrogerontes”, “Ativa Idade”, “Centro Municipal de Marcha e Corrida”, “ProximIdades” e “Não Fique Parado”.

Apesar de nem todos os programas serem destinados exclusivamente a esta faixa etária, todas as atividades desenvolvidas são prescritas e monitorizadas atendendo às especificidades destes alunos, enfatizando ainda a importância da socialização.

Com a certificação dos seus programas de atividade física para seniores, o Município de Oliveira do Bairro passa a ter acesso a um conjunto de ferramentas e conteúdos partilhados por todas as autarquias aderentes ao programa Municípios Amigos do Desporto, com vista à melhoria constante dos serviços prestados nesta área.

Recorde-se que o Município de Oliveira do Bairro recebeu em 2021 o galardão de adesão ao programa “Município Amigo do Desporto”, em reconhecimento pelo trabalho realizado e pela estratégia para o futuro nas áreas desportiva e da atividade física.

Este programa está assente em quatro pilares fundamentais, a formação, a partilha de boas práticas, onde a autarquia pode encontrar oportunidades de melhoria com base no que outros municípios estão a concretizar, os reconhecimentos (prémios anuais que identificam as melhores intervenções em várias categorias) e o trabalho em rede.

O programa “Município Amigo do Desporto” conta já com a participação de cerca de metade dos municípios portugueses, constituindo-se como “um grupo de partilha de boas práticas, de benchmarking, de formação e de networking em relação ao modelo dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo”.

O programa tem como missão “monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento de práticas que potenciem a atividade física regular e o desenvolvimento desportivo português, partindo das práticas implementadas por cada município aderente ao programa”.