13 estabelecimentos de ensino contemplados pelo galardão da Bandeira Verde Eco-Escolas 2022, em Anadia
![](/files/news/634d5e60300f7.png)
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) procedeu, no passado dia 12 de outubro, à entrega da Bandeira Verde Eco-Escolas 2021/2022, numa cerimónia que decorreu no Pavilhão Municipal de Valongo. Em Anadia, foram 13 os estabelecimentos de ensino contemplados com este galardão, designadamente os Centros Escolares das Avelãs, de Arcos, de Paredes do Bairro, de Sangalhos, de Tamengos, o Colégio Nossa Senhora da Assunção, a Escola Básica e Secundária de Anadia, a Escola EB de Vilarinho de Bairro, as Escolas EB1 da Moita, de Vila Nova de Monsarros, do Chãozinho/JI Amoreira da Gândara, da Poutena e o Jardim de Infância de Vilarinho do Bairro.
De salientar que a Escola Básica e Secundária de Anadia (EBSA), para além da Bandeira Verde, foi também premiada com um 1.º lugar no Concurso Música e Coreografia Eco-Escolas “Polar Bears”, a nível internacional e nacional. Neste sentido, os alunos da EBSA foram convidados pela organização a interpretar ao vivo a música “Polar Bears in Beds of Roses” que mereceu um grande aplauso dos presentes. De sublinhar que a letra da música está relacionada com os problemas ambientais e convida todos, para a mudança de alguns dos nossos hábitos. A EBSA conquistou ainda um 3.º lugar no projeto “Onde está o Eco-Lápis?”.
A autarquia de Anadia foi também reconhecida, tendo o Vereador da Câmara Municipal, com o Pelouro do Ambiente, Lino Pintado, recebido o Certificado de “Município Parceiro” do projeto Bandeira Verde Eco-Escolas. De referir o incentivo e apoio logístico e financeiro dado pelo Município para que os estabelecimentos de ensino pudessem participar com sucesso neste projeto.
O trabalho desenvolvido por estes estabelecimentos de ensino, no âmbito da sustentabilidade ambiental, foi assim merecidamente reconhecido, dignificando o concelho, sendo um motivo de orgulho para toda a comunidade anadiense. O Município de Anadia congratula-se com este reconhecimento e dá os parabéns às escolas premiadas.
De sublinhar que o Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, que, em Portugal, é desenvolvido pela ABAE desde 1996. Este programa encoraja as comunidades escolares a desenvolverem ações no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, e reconhece o trabalho de qualidade desenvolvido pelas mesmas. O Eco-Escolas é coordenado a nível internacional, nacional, regional e escolar. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns, que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos, tendo também em conta as características do meio envolvente.