Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Geminação de Oliveira do Bairro com Lamballe avança para o ensino profissional


tags: Educação, Oliveira do Bairro Categorias: Região terça, 18 outubro 2022

Uma delegação de Oliveira do Bairro esteve, entre 13 e 16 de outubro, na cidade francesa de Lamballe, para uma visita de trabalho no âmbito da geminação entre os dois municípios.

Lília Ana Águas, Presidente do Comité de Geminação de Oliveira do Bairro, referiu a este propósito que a deslocação teve como objetivo principal “dar início ao processo de intercâmbio de estudantes do ensino profissional de ambas as comunidades, que está previsto para o ano de 2023”.

A comitiva oliveirense contou com a presença de André Chambel, Chefe de Gabinete da autarquia de Oliveira do Bairro, em representação do Executivo Municipal, Clélia Nogueira, Chefe de Divisão da área da Educação do Município, a professora Maria Celene Marques, do Comité de Geminação oliveirense, e ainda Nuno Santos e Alberto Cardoso, nomeadamente Diretor e responsável da área internacional do Instituto Profissional da Bairrada (IPB).

Sobre as reuniões realizadas com os responsáveis franceses, Nuno Santos considerou que “não poderia ter corrido melhor”.

“O Instituto Profissional está disposto a agarrar esta parceria, que será, sem dúvida, uma mais-valia, tanto para os nossos alunos, como para os professores, que vão enriquecer com novas experiências”, referiu.

Para além do ensino profissional, o ano de 2023 vai contar ainda com o habitual intercâmbio de estudantes da Escola Secundária de Oliveira do Bairro e alunos de Lamballe, que frequentam o equivalente ao 3.º Ciclo português, interrompido devido às restrições impostas pela luta contra a COVID-19.

Recorde-se que desde 1998, ano da assinatura do Protocolo de Geminação entre as duas cidades, que alunos do concelho de Oliveira do Bairro visitam Lamballe e recebem em suas casas os seus congéneres franceses, num intercâmbio escolar que tem marcado não só a ligação entre as duas comunidades, mas sobretudo todos aqueles que passaram por esta inesquecível experiência, que muitos não hesitam em repetir.

A 18 de julho de 1998, o Município de Oliveira do Bairro e a Comune de la Ville de Lamballe (Bretanha - França) assinaram o Protocolo de Geminação entre as duas cidades, dando início a contactos, intercâmbios e iniciativas regulares, que criaram laços de fraternidade e amizade fundamentais para o desenvolvimento social, cultural e económico das duas comunidades.

A comunidade de Lamballe pertence à região da Bretanha e ao departamento de Côtes-d’Armor, uma região particularmente bela, hospitaleira, onde já se estuda português e se prezam muito os amigos de Oliveira do Bairro.