Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Ciclo de Órgão de Tubos da Fundação INATEL termina este sábado com concerto em Cantanhede


tags: Cantanhede, Música Categorias: Região, Cultura sexta, 21 outubro 2022

Este sábado, chega ao fim a edição de 2022 do Ciclo de Outono de Órgão de Tubos da Região de Coimbra. Quem quiser ouvir este instrumento tem ainda a oportunidade de o fazer no sábado, 22 de outubro, pelas 21:00h, na igreja Paroquial de Sto. António, em Covões, concelho de Cantanhede. O ciclo, da iniciativa da Fundação INATEL, contou com o apoio da Diocese de Coimbra, dos Municípios de Coimbra, Cantanhede, Miranda do Corvo e da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, com entrada livre em todos os concertos.

Daniel Oliveira, organista, e Patrycja Gabrel, soprano, interpretarão temas de compositores que vão do século XVI ao século XIX. Daniel Oliveira é licenciado em órgão e cravo pela Escola Superior de Música de Lisboa, e em ciências musicais pelas Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e mestre em pedagogia musical pela Escola Superior de Música de Lisboa. Frequentou vários cursos de aperfeiçoamento técnico e masterclasses de órgão e cravo, estudando com personalidades como Jaques Ogg, Luigi Ferdinando Tagliavini, Graham Barber, Kristian Olesen, Miklós Spányi, Ketil Haugsand, Javier Artigas e J.L.G.Uriol. Tem atuado em destacados festivais de órgão e música antiga em Portugal e no estrangeiro. É professor de órgão, cravo e harmonia no Conservatório Nacional de Lisboa, Conservatório de Música da Física de Torres Vedras e na Escola Diocesana de Música Sacra do Patriarcado de Lisboa.

Patrycja Gabrel é uma soprano polaca com mestrado em canto pelo Conservatório de Música Fryderyk Chopin em Varsóvia e pela Escuela Superior Reina Sofia em Madrid sob orientação do professor Tom Krause. Foi vencedora do prémio “Alfredo Kraus” do Melhor Jovem Músico em Madrid, e também do prémio do concurso "Arte da canção polaca" (Rádio Clássica). Foi bolseira da Fundação Gulbenkian para projetos ENOA e também membro do coro Gulbenkian entre 2010- 2014. Prossegue atualmente o seu aperfeiçoamento vocal com a professora Joana Siqueira. Em 2015 gravou o papel da Mére na estreia da ópera "L`Autre Hiver" de Dominique Pauwels. O seu repertório operático inclui papéis como Violetta - "La Traviatta" de Verdi, Rainha da Noite- "Flauta Mágica" de Mozart, Lucia- " Lucia de Lammermoor" de Donizetti ou Lulu da ópera de Alban Berg.

Tendo a iniciativa percorrido quatro concelhos durante o mês de outubro, “a Fundação INATEL promoveu o ciclo de concertos de Órgão de Tubos, tendo como objetivo a valorização cultural, bem como gerar a consciência do património organístico existente”, realça Bruno Paixão, diretor da Fundação INATEL em Coimbra. Até aqui, já várias centenas de pessoas assistiram ao ciclo, que inclui seis músicos e a curadoria do maestro Paulo Bernardino.