Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Câmara de Oliveira do Bairro apoia na aquisição de terreno


tags: Associação, Oliveira do Bairro Categorias: Região terça, 25 outubro 2022

O Executivo Municipal de Oliveira do Bairro aprovou um apoio no valor máximo de 25 mil euros à SOLSIL - Associação de Solidariedade Social do Silveiro, para aquisição de um terreno contíguo à sua sede.

Lília Ana Águas, Vereadora da Ação Social, destacou “a disponibilidade total do Município em apoiar as associações e, neste particular, as IPSS do Concelho, que têm realizado um trabalho exemplar e de enorme importância para a nossa comunidade, sendo parceiros importantes da autarquia no trabalho planeado e concretizado em rede, no âmbito da ação social, com o objetivo de assegurar as melhores respostas possíveis às famílias do nosso Concelho”.

“Cumprindo todos os requisitos legais”, continuou a autarca, “é com enorme satisfação que aprovamos este apoio a uma instituição que tem realizado um trabalho muito profícuo e de enorme relevância na comunidade”.

O referido apoio foi concedido ao abrigo da Medida de Apoio ao Investimento do Programa de Apoio ao Associativismo de Oliveira do Bairro, que prevê, genericamente, uma taxa de comparticipação de até 50%, relativamente ao valor apresentado na candidatura, para a aquisição de terrenos e imóveis.

De acordo com a candidatura apresentada pela SOLSIL, o terreno vai ser adquirido pelo valor de 57 mil euros, com o objetivo de ampliar as instalações da associação.

Com sede na aldeia do Silveiro, freguesia de Oiã, a SOLSIL apresenta várias respostas de âmbito social, direcionadas à infância, juventude e terceira idade, como são exemplos as valências de creche, pré-escolar, Centro de Acolhimento Temporário para crianças e jovens em situação de risco, Lar, Centro de Dia e Centro de Convívio, entre outras.

Relembre-se que, desde o início do ano, o Executivo Municipal já aprovou mais de meio milhão de euros em apoios, financeiros e não financeiros, às associações concelhias.

O movimento associativo assume um papel de destaque no concelho de Oliveira do Bairro, mobilizando atualmente milhares de pessoas, entre dirigentes, associados, utentes, atletas ou beneficiários, com atividade em cerca de uma centena de associações.