Secção de Ar Livre e Aventura da Sociedade Columbófila organiza Trail o Sarilho

Numa organização da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, realizou-se no passado dia 11 de dezembro, a edição 2022, do Trail do Sarilho, prova integrada no Circuito Distrital de Trail de Coimbra da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, percorrendo os atletas participantes as distâncias de 19 e 12 km, tendo igualmente decorrido uma caminhada.
Com o tempo de 01.26.39, Paulo Neves, em representação do Atletismo Clube da Tocha, foi o grande vencedor da edição deste ano do Trail do Sarilho, superando a concorrência, que se fez sentir nesta prova, classificando-se na 2.ª posição, Alex Silva da mesma equipa, realizando o tempo de 01:27:35 e na 3.ª posição, João dos Santos da Dura F1, gastando o tempo de 01:28:34, para percorrer os 19 km.
Na distância de 12 Km, a correr individualmente, Manito alcançou o primeiro lugar, percorrendo a distância em 01.06.06 seguido por António Lúcio a correr igualmente como individual, com o tempo de 01:06:08 e de António Ferreira, dos Lobos da Serra, gastando para percorrer a distância 01:06:24.
No setor feminino percorrendo em simultâneo e nas mesmas distâncias na prova K19 na linha de chegada, cortou a meta em 1.º lugar Guida Fontes, do Clube de Futebol Os Marialvas, com o tempo de 01:51:36, classificando-se na 2.ª posição, Isabel Batista, dos Talentos Objectivos, com 01:51:49 e a fechar o pódio Ana Mota em representação da A. R. Casaense/Escola de Atletismo de Coimbra, atleta que alcançou o 3.º lugar da classificação geral, com o tempo de 01:57:07.
Para além destas provas realizou-se ainda uma Caminhada, percorrendo os participantes 12 Km, pelos trilhos da Freguesia de Cantanhede, Cordinhã e União de Freguesias de Portunhos Outil, que foi bastante participada.
A anteceder a partida e no ato do levantamento do dorsal alguns dos atletas participantes deixaram para a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, um conjunto de bens, nomeadamente, brinquedos, material desportivo e vestuário que reverterá a favor do Projeto de Cooperação que a Columbófila desenvolve de apoio ao Município do Tarrafal de Santiago de Cabo Verde.
Após a chegada dos atletas, procedeu-se à entrega de prémios contando com a colaboração da Vereadora Célia Simões do Município de Cantanhede e do seu chefe de Divisão do Desporto, Ricardo Antunes de André Loisas, gerente da ótica Loisas e patrocinador da equipa do clube organizador, de João Bento e Nuno Caldeira da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e de Lurdes Silva, Presidente da Direção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.
A segurança e vigilância dos atletas foram asseguradas pela Guarda Nacional Republicana, pelos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, contando a organização também com a colaboração de muitos voluntários, que ao longo do percurso e dos abastecimentos colaboraram com os atletas em prova, associando-se também à iniciativa o Município de Cantanhede, e a União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Portunhos Outil e Junta de Freguesia de Cordinhã.
Pese embora a organização desta prova tenha trazido enormes encargos para a Sociedade Columbófila, quis com a organização de mais este evento, honrar a parceria estabelecida com o Município de Cantanhede em realizar atividades de promoção no espaço adjacente ao Parque de S. Mateus e que foi objeto do aplauso da esmagadora maioria dos atletas e familiares presentes que ficaram bastantes satisfeitos com a beleza e paisagem oferecida.