Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Município de Oliveira do Bairro promove nova edição de formação gratuita para cuidadores


tags: Cuidados, Formação, Oliveira do Bairro Categorias: Região quarta, 14 dezembro 2022

O Município de Oliveira do Bairro, no âmbito do seu pelouro da Idade Maior, e em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Cubo Mágico da Saúde, vai promover a segunda edição do projeto “(IN)Formar para Cuidar”, que inclui um programa de formação gratuita para cuidadores formais e informais de idosos.

De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora da Idade Maior da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, “os objetivos desta iniciativa voltam a passar por dotar os cuidadores do nosso Concelho de conhecimentos no âmbito da prestação de cuidados de saúde aos mais vulneráveis, bem como alertar para comportamentos que podem constituir-se como potenciais riscos para a saúde dos mais idosos”.

PUB

Ainda de acordo com a autarca, “esta formação pretende também ser um espaço de partilha, onde os cuidadores de idosos possam expor as suas dúvidas, partilhar as suas experiências e contribuir com sugestões”.

A formação destinada aos cuidadores informais vai decorrer de 12 de janeiro a 20 de abril de 2023, com sessões todas as quintas-feiras, entre as 14h30 e as 16h, nas instalações do Centro de Saúde de Oliveira do Bairro. Os cuidadores interessados podem inscrever-se, de forma gratuita, até ao dia 6 de janeiro, através dos contactos 234 732 146 ou acaosocial@cm-olb.pt.

A ação dirigida a cuidadores formais vai realizar-se no Centro Social de Oiã, para as colaboradoras desta instituição, entre 10 de janeiro e 18 de abril de 2023. Recorde-se que, em 2022, esta formação foi dada à IPSS SóBustos.

A edição realizada durante este ano de 2022 contou com 24 participantes, 10 informais e 14 formais.

O trabalho realizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro neste âmbito foi distinguido em setembro de 2021 pelo “Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais”, que considerou a autarquia bairradina como uma das “que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais”.