Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Escuteiros da Mealhada comemoram 30 anos de compromisso


tags: Mealhada, Escuteiros, Juventude, Jovens Categorias: Região quarta, 14 dezembro 2022

No próximo dia 20 de dezembro de 2022 passam 30 anos sobre o dia em que os escuteiros da Mealhada - integrantes do agrupamento que depois receberia o nome de 1037 da Mealhada - realizaram as suas primeiras promessas. O agrupamento, que neste ano de 2022 comemorou, também, os 30 anos da sua fundação, entendeu assinalar a data no dia 3 de dezembro e com isso colocar um ponto final terminar nas festividades da efeméride.

"Uma criança ou um jovem só se tornam, efetivamente, escuteiros quando fazem a cerimónia de compromisso, a que se chama 'Promessas'. Um compromisso solene e perpetuo em que a criança se predispõe ao Serviço, à Solidariedade e à dedicação aos outros", diz-nos Nuno Castela Canilho, antigo chefe de agrupamento dos escuteiros da Mealhada e um dos poucos elementos que fez a sua primeira promessa há 30 anos e ainda continua no ativo. E acrescenta: "Ou seja, tão importante quanto os 30 anos da fundação do agrupamento, entendemos que fazia sentido celebrar o dia das nossas promessas!"

No dia 3 de dezembro, sábado, a evocação começou com a celebração de uma missa de Ação de Graças, na Igreja da Mealhada. Na ocasião, foram lembrados os fundadores do agrupamento e evocada a memória dos dirigentes entretanto falecidos. No final da missa, Nuno Castela Canilho, em nome do agrupamento, agradeceu à comunidade o apoio que ao longo de três décadas deu ao agrupamento: "Umas vezes mais próximo, outras mais afastado, mas a verdade é que o nosso agrupamento é desta comunidade e com ela cresce, sofre, chora e sorri!".

Depois da missa, realizou-se um jantar partilhado e um jogo, no salão paroquial, que permitiu o convívio entre os escuteiros, as famílias e os amigos do agrupamento.

"Antes de em 1992 ter sido fundado o Agrupamento de Escuteiros 1037 - Sant'Ana Mealhada, já na década de 1980 tinha havido escuteiros na Mealhada, que fizeram as suas promessas e um percurso muito bonito, percursor do que haveria de acontecer mais tarde. Esta celebração dos 30 anos e das 'primeiras promessas' refere-se ao agrupamento de 1992, por que também não tem sido possível documentar a história do agrupamento anterior", concluiu Nuno Castela Canilho, em declarações ao Jornal da Mealhada.